Falta de chuva já afeta propriedades de Palmitinho
Decreto de Emergência devido a perdas foi tratado durante reunião com representantes da Defesa Civil
Publicado em 08 de dezembro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Os efeitos ocasionados pela falta de chuvas nas últimas semanas já são sentidos em propriedades rurais do Município de Palmitinho. Diante disso, a Administração Municipal trabalha na realização de levantamento para apurar as perdas e danos ocasionados, principalmente em lavouras de milho e soja, além da falta de água em algumas propriedades.

Com o agravamento da situação, nos últimos dias, a Administração Municipal solicitou a visita de representantes da Defesa Civil Estadual, sendo que estes estiveram no município na tarde desta terça-feira(6), ocasião em que orientaram sobre os procedimentos a serem adotados para a necessidade de se decretar Situação de Emergência.

No encontro realizado no Gabinete do Prefeito Municipal, foram relatados o aumento do número de propriedades atingidas e os estragos ocasionados em lavouras. Conforme a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, ao menos 11 propriedades já estão necessitando do transporte de água para o consumo animal e até humano e alguns agricultores já procuraram a secretaria devido a eminência de falta de água em suas propriedades, relata o Secretário Evonir da Rocha.

De acordo com o Prefeito Municipal, Caetano Albarello, a Administração Municipal está preocupada com os efeitos da falta de chuva e irá tomar todas as medidas para amenizar os efeitos. – Estamos preocupados com a escassez de chuva e já determinamos que nossas equipes tomem todas as previdências para atender as famílias afetadas, tomando todas as medidas para amenizar os efeitos desta nova estiagem, pondera.

O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Alex Negrini, relata que “equipes da Emater e das Secretarias da Agricultura, de Obras e Viação, da Fazenda, e do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS), trabalham no levantamento de danos e perdas para o possível Decreto de Situação de Emergência”, destaca.

Participaram do encontro, além do Prefeito Municipal e dos representantes da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen(CREPDEC 7),  os Secretários Evonir da Rocha(Agricultura e Meio Ambiente), Cleber Balestrin(Obras e Viação), a Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS), Cleci Candaten; o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Alex Negrini; o Assessor Jurídico do Município, Saimon Riboli; o Secretário Adjunto de Obras e Viação, Evandro Pacheco; e a Fiscal Ambiental do Município, Marciane Flach.

Fonte: Assessoria Comunicação - Prefeitura Palmitinho
Fotos
Comentários