Rio Guarita recebe 13 mil peixes em projeto de repovoamento
Iniciativa integra o Projeto de recomposição de peixes desenvolvido pela Administração Municipal
Publicado em 22 de dezembro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Ocorreu na tarde desta quarta-feira(21), a soltura de 13 mil alevinos no Projeto de Recomposição de Peixes do Rio Guarita.

O projeto é desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria do Planejamento e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do Município, contando com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e de dezenas de voluntários.

Conforme o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, a iniciativa tem por objetivo devolver espécies que estão em extinção no Rio Guarita. – É um projeto inovador que conta com a participação de diversas pessoas que são admiradoras do Rio Guarita, onde o objetivo principal é devolver ao rio espécies que estão em extinção e que voltarão para o nosso rio, destaca.

De acordo com o Secretário do Planejamento e um dos idealizadores do projeto, Cleber Luis Sponchiado, trata-se de espécies nativas que passam a habitar o Rio Guarita a fim de auxiliar no repovoamento. – É uma iniciativa inédita que surgiu quando estávamos como Secretário da Agricultura e o projeto teve continuidade com o Secretário Rocha, além de ganhar o apoio de inúmeros voluntários. Hoje, temos a alegria de presenciar a soltura destas espécies que são devolvidas ao Rio Guarita, que é um orgulho para todos nós, palmitinhenses, destaca.

O Prefeito Municipal, Caetano Albarello, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do Rio Guarita para o município. – O Rio Guarita é um patrimônio do nosso município e por isso da importância de preservarmos e mantermos as mais diversas espécies de peixes que dele fazem parte. A Administração Municipal parabeniza a todos os envolvidos neste projeto que muito representa para o nosso município, frisa.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, o repovoamento proposto busca a reposição de alevinos no Rio Guarita, com a soltura de espécies nativas onívoras, carnívoras e detritívoras para que ocorra uma mistura ecológica equilibrada, sendo escolhidas: lambari,  jundiá cinza, traíra e dourado.

Esta foi a primeira etapa do projeto que ocorre de acordo com a piracema de cada espécie. Sendo assim, uma nova remessa de alevinos será solta no Rio Guarita durante o mês de fevereiro, integrando a segunda etapa do projeto.

 

 

 

Foto: Dejair de Castro/Ascom

Fonte: Assessoria Comunicação - Prefeitura Palmitinho
Fotos
Comentários