Em mapa preliminar, região segue em bandeira vermelha
Governo divulga mapa oficial na tarde desta segunda-feira(27)
Publicado em 27 de julho de 2020
Compartilhar
A- A A+

Após duas semanas seguidas de avanço da pandemia, quando o governo do Estado chegou a colocar previamente 90% do território gaúcho sob bandeira vermelha, o novo mapa revelou uma situação mais amena nesta sexta-feira, 24. Desta vez, o panorama preliminar apresenta 14 regiões em alerta para o coronavírus. Nas semanas anteriores, o status de risco elevado havia atingido respectivamente, 18 e 15 regiões.

Conforme comunicado oficial, estão sob restrições mais severas Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Taquara, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Bagé e Santo Ângelo.

Mais uma vez, não há uma única porção do Estado sob etiqueta amarela. Lajeado, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria e Uruguaiana têm bandeira laranja.

Como de praxe, o mapa definitivo será divulgado na segunda-feira à tarde, após julgamento pelo gabinete de crise de eventuais pedidos de reconsideração dos prefeitos.

Os municípios tinham até às 6 horas deste domingo(26) para apresentarem recurso ao governo do Estado. Por enquanto, segue válida a recomendação para restrições mais rígidas em 352 municípios, onde vivem 9,2 milhões de gaúchos (82% da população). Desse total, 181 cidades podem adotar os parâmetros de bandeira laranja por não ter registro de óbito ou internação por covid-19 nos últimos 14 dias.

Os municípios da área de Palmeira das Missões, R15, R20, também permanecem em bandeira vermelha, porém, a maioria deles poderão continuar operando com regras de bandeira laranja, devido ao fato de não terem registrado óbito ou internações nos últimos 14 dias.

Fonte: Portal/RS
Fotos
Comentários