Bioma Pampa terá U$ 7 milhões para o desenvolvimento de modelos de produção
Governador Eduardo Leite participou do lançamento do projeto em Lavras do Sul
Publicado em 16 de abril de 2023
Compartilhar
A- A A+

Com o objetivo de oportunizar assistência técnica, incentivos e financiamento de projetos que aliem maior produtividade para a agropecuária associado à conservação e, desta maneira, reduzir a perda de biodiversidade no bioma Pampa e contribuir com os desafios das mudanças climáticas, ocorreu neste sábado (15/4), o lançamento do projeto Alianza Mais. O evento, realizado na sede do Sindicato Rural de Lavras do Sul, teve a presença do governador Eduardo Leite, que comemorou a iniciativa.

"Saudamos esta parceria tão importante para a proteção do nosso mais importante bioma, que é o Pampa. Ainda mais em uma região com uma agropecuária tão forte e reconhecida pela sua qualidade. É a prova que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental podem andar juntos", disse o governador na abertura do evento.

Também estavam presentes a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, e lideranças locais.

Campos nativos

A parceria prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 40 milhões) ao longo dos próximos cinco anos em favor de produtores, incluindo mulheres e jovens rurais, comprometidos na conservação dos campos nativos do Pampa. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).

O projeto é uma iniciativa da Sociedade para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil)/Alianza del Pastizal, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O Alianza Mais alcançou a aprovação junto ao FFEM e o apoio financeiro de 2 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) terá supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Com o cofinanciamento da Save Brasil e do BRDE, ao longo do projeto será disponibilizado uma linha de crédito especial, com incentivo à fundo perdido (blended finance) para viabilizar investimentos em modelos de produção inovadores e sustentáveis, que ajudarão a gerar maior renda para os produtores pecuários do bioma Pampa.

O principal foco da linha de crédito especial são investimentos na cadeia produtiva da carne, mas abrindo a possibilidade de apoio a outras tecnologias e atividades econômicas, como geração de energia com fontes renováveis, investimentos em outras cadeias produtivas, incluindo o turismo, vitivinicultura e olivicultura, entre outras.

Também com o propósito de apoiar a expansão e consolidação da iniciativa Alianza del Pastizal, com ações correndo há 17 anos, o projeto deverá ter seu início ainda no primeiro semestre deste ano. Para atingir seus objetivos, introduzindo novos modelos para alinhar produção e conservação do bioma Pampa, o Alianza Mais está estruturado em cinco frentes:

  1. Desenvolvimento de novos instrumentos financeiros para promover a manutenção de pastagens naturais nas propriedades pecuárias;
  2. Promoção de boas práticas agropecuárias;
  3. Valorização dos produtos agropecuários produzidos de forma sustentável no Pampa;
  4. Desenvolvimento do mecanismo de governança participativa na Alianza del Pastizal;
  5. Produzir conhecimentos relacionados com o impacto dos sistemas de produção pecuários sobre as mudanças climáticas e monitoramentos de biodiversidade (avifauna, mastofauna e flora).

Bioma Pampa

As pastagens nativas do Cone Sul da América do Sul, chamadas de Pampa, ocupam uma área de cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, distribuídos entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Eles abrigam fauna e flora excepcionais, uma fonte única de variabilidade genética.

O Pampa teve uma perda de mais de 2 milhões de hectares nos últimos 15 anos, devido principalmente à expansão das monoculturas como a soja. A sua preservação requer soluções que envolvam atividades capazes de gerar receitas para os produtores, minimizando os impactos ambientais e preservando a biodiversidade.

Alianza del Pastizal

Com o objetivo de reverter o quadro de perdas dos campos nativos no bioma Pampa e toda a sua avifauna associada, desde 2005 a Save Brasil atua na região do bioma Pampa no Rio Grande do Sul como fundadora da Alianza del Pastizal e sua representante oficial no Brasil.

A Alianza del Pastizal foi criada em 2006 com o objetivo de integrar a produção rural com a conservação da biodiversidade nos campos nativos do sul da América do Sul. Trata-se de uma iniciativa sul-americana liderada pela ONG global BirdLife International e seus parceiros nacionais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai para a conservação dos campos naturais do Bioma pampa do Cone Sul.

 

 

 

 

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Fonte: Portal/RS
Fotos
Comentários