20ª Coordenadoria Regional de Educação promove ato pela paz nas escolas
Objetivo é incentivar a paz nas escolas em razão dos casos de violência em vários locais do país
Publicado em 22 de abril de 2023
Compartilhar
A- A A+

Fortalecer os laços de amor e paz, afastar o medo, reconquistar a confiança e combater a violência por meio de ações positivas e que transformem o ambiente escolar em um espaço acolhedor e seguro. A quinta-feira, 20 de abril, será marcada pelo dia da promoção da paz nas escolas. 

Na manhã desta quinta-feira, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu uma ação para pedir paz nas escolas. Pais, alunos, professores e direções se uniram em prol de um único objetivo, promover a paz e o amor nas escolas da regional. Essa é uma resposta as supostas ameaças de ataques às escolas de todo o país. 

Segundo a coordenadora regional, Jogelci do Carmo, a ação é para tranquilizar toda a comunidade escolar e promover o bem e a paz nas escolas. 

– O dia 20 vai ficar marcado como o dia da promoção da paz nas escolas. Não podemos deixar que o medo tome conta das nossas escolas. Nós, professores e funcionários, só existimos porque existem os nossos estudantes, por isso nós queremos demonstrar que estamos todos unidos. Queremos mostrar que nossas escolas são um espaço tranquilo e seguro para os nossos alunos –, disse. 

A iniciativa, idealizada pela 20ª CRE e CIPAVE+, foi pensada com o objetivo de incentivar a paz nas escolas em razão dos casos de violência em vários locais do país. Durante a ação, que aconteceu em frente à sede da coordenadoria, em Palmeira das Missões, todos deram as mãos e rezaram a oração do Pai Nosso e, logo em seguida, ao som de palmas e da música “A Paz” do Roupa Nova, soltaram balões brancos. 

A Parada da Paz, como foi chamada, aconteceu nas 80 instituições de ensino de abrangência da regional, ao mesmo tempo, às 10h. 

– Para nós, estudantes, é muito importante nos sentirmos bem e seguros, principalmente, dentro da escola que é o lugar onde passamos a maior parte de nossas vidas. É muito bom ter essa sensação de segurança e bem-estar dentro da sala de aula, junto com os nossos colegas. Por isso, ficamos felizes em ver tantas pessoas zelando pela nossa paz, segurança e bem-estar –, destacou a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Três Mártires, Camila Witt. 

Além da ação, nos educandários da regional, diversas atividades pedagógicas foram realizadas, além diálogos com toda a comunidade escolar para falar sobre o tema e orientar sobre a segurança nas escolas. 

A Parada pela Paz contou com a participação dos alunos do Colégio Estadual Três Mártires e também de representantes do comércio local. Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito de Palmeira das Missões, Régis Lorenzoni; o secretário de administração, Carlos Santos; a delegada de polícia regional, Aline Palma; a escriva de Polícia Civil, Rejane Braun; o soldado Klein e o tenente Binsfeld da Brigada Militar, além de diretores de escolas da regional.

Fonte: LA+
Fotos
Comentários