Campanha de multivacinação atinge metade de imunizações previstas, estima Centro Estadual
Campanha nacional foi encerrada neste sábado(28)
Publicado em 29 de outubro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos se encerra neste sábado. Segundo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), quase 400 mil crianças e adolescentes compareceram nas unidades de saúde desde início da mobilização, no último dia 14 de outubro, sendo que aproximadamente 50% receberam algum tipo de vacina. As vacinas mais aplicados foram  as da Covid-19, Febre Amarela, HPV (masculino), Meningo ACWY e Varicela. 

O policial militar Rafael Cabral Piedade, de 29 anos, aproveitou o último dia da iniciativa para levar a filha, Lívia, de quatro anos, até a Unidade de Saúde Mohab Caldas, onde a pequena recebeu cinco doses de imunizantes. O soldado aproveitou para incentivar outros pais a atualizarem as carteiras vacinais dos filhos. "Peço que os pais acreditem cada vez mais na ciência. Só conseguimos ter o controle das doenças através desse tipo de conhecimento, além da prevenção", afirmou. 
Além do posto na Mohab Caldas, outras oito unidades também estão abertas em Porto Alegre, sendo essas a Álvaro Difini, Bananeiras, Jardim Carvalho, Moab Caldas, Restinga, Santa Maria, Timbaúva, Vila Elisabeth e Vila Fátima. 
De acordo com a coordenadora das Unidades de Saúde na zona Leste, Milene Teixeira Cassalha, o movimento neste sábado foi menos acentuado do que nos outros dias da campanha, principalmente quando comparado ao do chamado 'Dia D', em 21 de outubro, quando 74.827 pessoas em todo o estado receberam algum tipo de vacina. No entanto, ela ressalta a receptividade do público nessa edição, por conta dos serviços de atendimento em casa e de ligações feitas a pais de crianças que estavam com a vacinação atrasada,  "A gente teve um movimento importante no Dia D mas, como é final de campanha, o movimento agora não é mais tão forte. Mesmo assim, essa edição foi atípica. Há tempos não tínhamos tanta receptividade", destacou. 

A diretora do Cevs, Tani Ranieri também enfatizou o resultado positivo da campanha. "Houve mais adesão, por conta de estratégias criativas de chamar a população. Os bons resultados também se devem aos três sábados em que unidades de saúde permaneceram abertas em todo o estado", disse ela, acrescentando que, entre o público vacinado, 55,7% tinham de 0 a 4 anos, outros 34,2% de 5 a 9 anos e 50,6% entre 10 e 14 anos. 

Ainda conforme Tani, o principal desafio é convencer os pais a não postergarem a vacinação dos filhos. "O mais difícil é vencer a excitação vacinal, e não me refiro ao público que é antivacina. Estou falando daqueles que deixam para o último dia ou que menosprezam o perigo das doenças. Esse é o tema que mais temos que trabalhar. As pessoas precisam acreditar na segurança das vacinas", enfatizou. 

 

 

 

Foto: Divulgação

Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários