Quinta-feira será novo dia de instabilidade e risco de temporais no Rio Grande do Sul
Metade Norte do RS e parte de Santa Catarina terão alto risco de chuva intensa e temporais
Publicado em 16 de novembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A chuva persiste e, em algumas áreas, deve aumentar nesta quinta-feira no Sul do Brasil com a formação de novas áreas de instabilidade sobre a região e que devem atingir em especial o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina com chuva forte e volumosa, além do risco de temporais isolados.

O feriado foi marcado por chuva na maior parte do estado gaúcho com acumulados de 30 mm a 50 mm até o fim da tarde em diversos municípios dos vales e da Grande Porto Alegre. No interior, o feriado foi marcado por queda de granizo em municípios de diferentes regiões do estado gaúcho com registro do fenômeno, por exemplo, em cidades como Alegrete, Pontão e Soledade.

E a chuva segue nesta quinta no Rio Grande do Sul e se concentra na Metade Norte, onde no decorrer do dia devem ser esperadas pancadas localmente fortes a torrenciais com altos volumes em curto período e risco de alagamentos em alguns pontos.

Pode chover muito forte a intensamente em períodos do dia nesta quinta em pontos do Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto Médio e Serra. Há chance ainda de temporais isolados com raios, vento forte e granizo. No Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul, ao contrário, o tempo firme predomina com nuvens, mas ocorrem aberturas de sol em várias cidades ao longo desta quinta. Por isso, aquece mais nesta quinta em cidades destas regiões.

Há o alerta para volumes excessivos a extremos de chuva devem ser esperados até o sábado em parte do Sul do Brasil. Os acumulados muito altos de chuva devem levar a inundações, cheias de rios e enchentes. O quadro pode ser considerado de altíssimo risco e perigoso, considerando os volumes extremos e onde devem se dar, sobre algumas das principais bacias hidrológicas. A chuva excessiva se somará aos volumes já muito altos ocorridos nos últimos dias, o que agrava o risco de cheias. Os mais altos volumes devem se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e no Sul do Paraná.

Uma área de baixa pressão profunda seguida de uma frente fria vai intensificar bastante a instabilidade no Sul do Brasil entre amanhã e o sábado, elevando o potencial de chuva localmente forte a torrencial com possibilidade de muito altos volumes de precipitação em curto período. Porto Alegre e região estão na área de elevado risco de chuva intensa com alagamentos entre amanhã e o sábado.

Modelos numéricos são unânimes em indicar volumes muito altos principalmente para a Metade Norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina com marcas generalizadas acima de 100 mm e acumulados em diversos municípios entre 150 mm e 300 mm até o sábado. Sucessivas áreas de instabilidade intensas vão passar pela Metade Norte gaúcha e o território catarinense nesta quinta, na sexta e no sábado.

Fonte: LA+
Fotos
Comentários