Município realiza pesagem para beneficiários do Bolsa Família
Trabalho ocorre entre os dias 29 e 30 de novembro no Salão Amigos da Vida
Publicado em 29 de novembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

Os profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social farão mais uma etapa da pesagem para beneficiários do Bolsa Família nesta quarta-feira, dia 29 e na quinta-feira, dia 30 de novembro.

O trabalho será realizado no Salão da Terceira Idade Amigos da Vida, nos horários das 8h às 11:00hs e das 13:30h até as 16:30hs, sendo que todas as famílias que recebem o benefício devem comparecer.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, informa que os pais ou responsáveis deverão trazer as crianças juntamente com a carteira de vacinas que deverá estar atualizada. A secretaria informa que a não apresentação da carteira ou caso o beneficiário estiver com vacinas em atraso, o fato acarretará na não pesagem e o consequente bloqueio do benefício.

O trabalho faz parte das normas do programa que atende a população em situação de vulnerabilidade social no município.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza. Além disso, o Programa oferece ferramentas para a emancipação socioeconômica da família em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.

A agenda de saúde do Bolsa Família no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o cumprimento do calendário vacinal e o acompanhamento do estado nutricional das crianças. Assim, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

A Política Nacional de Atenção Básica (2017) destaca que é de responsabilidade comum a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Bolsa Família as condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Palmitinho
Fotos
Comentários