Município segue desenvolvendo ações do Programa Saúde na Escola
Profissionais da Saúde fazem acompanhamento preventivo em alunos da Rede Municipal
Publicado em 15 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A Administração Municipal através da Secretaria da Saúde e Assistência Social, segue desenvolvendo as ações do Paragrama Saúde na Escola(PSE). O trabalho é realizado nas escolas do município e visa detectar problemas que afetam no processo de aprendizado.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Conforme a Secretária da Saúde e Assistência Social, Inês Maria Albarello, “o trabalho é uma parceria entre as secretarias da educação e da saúde, sendo que a escola é a área institucional privilegiada para este trabalho preventivo,” destaca.

Segundo a coordenadora do PSE, Luciana Bonafé de Jesus, “estas ações visam levar aos estudantes mais conhecimentos, informações e bem estar aos estudantes, onde neste ano além de várias ações também realizamos o teste de Acuidade nos alunos de 1º a 5º ano de toda Rede Municipal e Estadual do Município,” destaca.

Conforme ela, este trabalho consiste na realização de um trabalho de teste visual na escola, “é muito importante pois consegue identificar alguma possível falha na acuidade visual da criança, e a partir daí, encaminhar ao médico oftalmologista para uma avaliação mais minuciosa,” enfatiza.

De acordo com dados do PSE, neste ano um total de 260 alunos foram avaliados nas escolas, sendo que 80 apresentaram dificuldades e foram encaminhados para oftalmologista, 47 destes precisaram fazer uso de óculos. O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Educação responsável pelo fornecimento dos óculos e assim garantindo o melhoramento no aprendizado destes alunos.

Para a Dr. Oftalmologista Maria Angélica Albarello, “quando diagnosticado um erro refrativo ainda na infância e com a prescrição dos óculos e tratamento adequados, é possível prevenir prejuízos visuais na vida adulta. É importante salientar que somente o médico oftalmologista é capacitado a diagnosticar, fazer uso de colírios e prescrever o tratamento adequado ao paciente, principalmente as crianças,”, ressalta.

Para realização das ações o PSE conta com o trabalho das enfermeiras Lisiane e Rúbia, dos agentes de saúde e da Secretária Inês.

 

 

Fotos: Divulgação

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal
Fotos
Comentários