Frente fria traz enorme alívio após sequência de dias escaldantes no Rio Grande do Sul
Em município do Noroeste e do Norte gaúcho, embora sem o calorão dos dias anteriores, a sensação ainda era de calor com marcas perto ou acima dos 30ºC
Publicado em 20 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A chegada de uma frente fria mexeu radicalmente com a temperatura e trouxe um enorme alívio para milhões de gaúchos durante esta terça-feira, depois de sequência de dias de temperatura extremamente alta com índices de calor (sensação térmica) que beiraram os 50ºC no Rio Grande do Sul em noites muito quentes e tardes escaldantes.

Mapa de correntes de vento da tarde desta terça-feira permitia identificar a frente fria. Junto ao litoral gaúcho se observa uma faixa de vento divergente separando correntes de vento de Nordeste com ar quente e outras de Sudeste com ar frio. A faixa de descontinuidade do vento marcava a frente fria.

A temperatura declinou em todo o estado, mas o efeito maior da frente fria se deu em cidades do Oeste, do Centro, do Sul e do Leste do estado. Em município do Noroeste e do Norte gaúcho, embora sem o calorão dos dias anteriores, a sensação ainda era de calor com marcas perto ou acima dos 30ºC.

Às 15h de hoje, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia no estado indicavam 17,2ºC em Canguçu, 19,3ºC em Pelotas e Livramento, 19,5ºC em Bagé, 19,6ºC no Chuí e em Camaquã, 20,0ºC no Chuí, 20,4ºC em Dom Pedrito, 20,5ºC em Mostardas, 20,7ºC em Caçapava do Sul, 21,7ºC em Quaraí e 22,8ºC em Uruguaiana.

Na mesma hora, no Noroeste e no Norte gaúcho, as estações indicavam 29,4ºC em Santa Rosa, 29,3ºC em Frederico Westphalen, 28,9ºC em São Luiz Gonzaga e Santo Augusto e 28,1ºC em Erechim. Cambará do Sul, a mil metros de altitude, estava com temperatura mais alta (24,0ºC) que na zona Sul de Porto Alegre, quase ao nível do mar, onde fazia no horário 23,8ºC.

A diferença de temperatura em Porto Alegre de um dia para o outro, aliás, foi enorme. No meio da tarde de segunda-feira, a temperatura no Jardim Botânico era de 35ºC com índice de calor de 46ºC pela alta umidade. Hoje, na mesma hora, a estação da zona Leste da capital acusava apenas 25,5ºC, portanto 10ºC a menos que na véspera.

As marcas no Sul gaúcho estavam muito abaixo do que é normal para esta época do ano. Em Pelotas, por exemplo, a temperatura do meio da tarde (hora da máxima do dia) de 19ºC estava próxima do valor da temperatura mínima média histórica de dezembro, que é de 18,0ºC.

O alívio do calor, porém, é temporário. A temperatura volta a se elevar em grande parte do estado nesta quarta, mas sem previsão de calorão na maioria das localidades. No Noroeste é que aquece mais e a temperatura passa dos 30ºC. Na Grande Porto Alegre, as máximas ficam ao redor dos 30ºC na maioria dos pontos. No Sul, segue bastante agradável com máximas nesta quarta de 22ºC a 25ºC na maioria das cidades.

No restante da semana, a temperatura deve se elevar mais, entretanto sem previsão de extremos como no começo desta semana. De sexta em diante aumentará muito no Rio Grande do Sul a frequência de pancadas de chuva, o que vai inibir uma maior elevação da temperatura.

Fonte: LA+ Foto de FABIAN RIBEIRO
Fotos
Comentários