Brasil Sorridente garante acesso da população a serviços odontológicos
Programa forneceu 360 próteses a população carente em 2023
Publicado em 28 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social dispõe de atendimento odontológico especializado através do Programa Federal “Brasil Sorridente”. O objetivo é garantir a população acesso a serviços odontológicos de forma gratuita pelo SUS.  

 

As principais diretrizes do programa são baseadas no direito de todos os brasileiros a um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, tendo em vista que a saúde bucal está diretamente ligada a saúde total do corpo, auto estima e qualidade de vida.

 

Conforme a Secretaria, para participar do programa “Brasil Sorridente” o cidadão deve buscar atendimento odontológico de acordo com a sua Equipe da Saúde da Família(ESF), onde o cirurgião dentista presta o atendimento necessário. - Havendo a necessidade e condições favoráveis para a adaptação da prótese dentária, o paciente é encaminhado para a Unidade de Saúde do Bairro Santo Inácio, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Inês Maria Albarello.

 

De acordo com os profissionais responsáveis pelos atendimentos, o Cirurgião Dentista, Éverton Menegatti, e a Auxiliar de Saúde Bucal, Fernanda Zanardi Basso, “são em média três consultas até a finalização da prótese dentária. Existem dois modelos de próteses que são disponibilizadas, a prótese total removível e/ou parcial removível. O modelo é conforme a necessidade do paciente, porém sempre presando pelo conforto na colocação e oclusão (mastigação), estética, cor e tamanho do dente”, destacam. Durante este processo o paciente é atendido na Unidade de saúde do bairro Santo Inácio.

A Secretaria de Saúde de Palmitinho encerra o ano de 2023 com 360 sorrisos renovados e a expectativa para ano 2024 é que pelo menos 500 novas próteses sejam disponibilizadas a população. - Esse trabalho só ocorre graças ao trabalho em equipe e atendimento humanizado realizado pelos nossos profissionais de saúde. A busca por disponibilizar atendimento e serviços de qualidade a população palmitinhense é constante tanto pela Administração, quanto pela Secretaria de Saúde, sempre no intuito de oferecer os melhores cuidados, relata a Secretária Inês.

Para ter acesso ao atendimento através do Programa Brasil Sorridente, a população deve realizar agendamento junto a Unidade Básica de Saúde da sua região.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal
Fotos
Comentários