Tenente Portela fará a aplicação de inseticida com bomba costal em locais com alto índice de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 321 casos de dengue neste ano no município
Publicado em 24 de janeiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

Uma reunião na manhã desta terça, 23, traçou as novas estratégias de enfrentamento da dengue, em Tenente Portela. O encontro ocorreu no Centro Cultural e foi comandado por técnicos da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen. A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento mobilizou a participação de agentes de saúde e de endemias e servidores da Vigilância Sanitária. 

Conforme a secretária, Lisete Bison, a partir das orientações da Coordenadoria, o Município seguirá intensificando o uso do “fumacê” e deverá entrar com a aplicação de inseticidas em paredes ou demais superfícies utilizando equipamentos costais. Essa metodologia é utilizada para o controle do aedes aegypti  em pontos estratégicos e deverá ocorrer inicialmente nas residências localizadas nas regiões de maior incidência de casos de dengue, na cidade. 

De acordo com a gestora da Saúde, estas ações não substituem a necessidade de engajamento da comunidade no combate à dengue. Lisete reforça que o combate ao mosquito, além de aplicação de inseticida, depende dos cuidados rotineiros nas residências.

– O aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais. Portanto, é fundamental que o cidadão faça sua parte eliminando estes criadouros –, enfatiza a secretária.

A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 321 casos de dengue em Tenente Portela, em 2024. O dado faz parte do boletim epidemiológico desta segunda, 22.

Fonte: LA+
Fotos
Comentários