Dengue em Tenente Portela: Casos subnotificados agravam crise
Possíveis casos que não passam pelo sistema de saúde podem elevar ainda mais os números
Publicado em 19 de fevereiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

A situação da dengue em Tenente Portela se agrava ainda mais quando consideramos os possíveis casos subnotificados da doença. Existem duas formas de subnotificação: os casos assintomáticos, quando o paciente não apresenta os sintomas típicos da doença, e os casos com sintomas leves, que não procuram o sistema regular de saúde.

Um estudo realizado pela Fiocruz, publicado em um artigo de 2016, revelou que a cada 4 casos de dengue registrados oficialmente, um caso não é notificado e não aparece nos números oficiais. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, os casos subnotificados correspondem a uma grande parcela da incidência da doença. Mesmo sem um estudo formal, especialistas acreditam que para cada 5 casos notificados, 1 é subnotificado.

Não é difícil perceber que há muitos casos subnotificados em Tenente Portela, já que é comum ouvir relatos de pessoas que apresentaram sintomas da doença, mas se trataram em casa sem procurar os serviços de saúde. Se aplicarmos os dados do estudo da Fiocruz à realidade de Tenente Portela, o número real de casos confirmados seria de pelo menos 2500.

Diante desse cenário, é fundamental intensificar os esforços para identificar e tratar adequadamente os casos de dengue, além de promover a conscientização da população sobre a importância de buscar assistência médica ao apresentar sintomas da doença. A subnotificação representa um desafio significativo no combate à dengue e requer uma abordagem estratégica e coordenada por parte das autoridades de saúde e da comunidade em geral.

Fonte: Jornal Provincia
Fotos
Comentários