Região de Palmitinho permanece em bandeira vermelha, em mapa preliminar
Municípios e associações regionais podem apresentar até domingo pedidos de reconsideração
Publicado em 12 de setembro de 2020
Compartilhar
A- A A+

O mapa preliminar do Distanciamento Controlado do Governo do RS, divulgado nesta sexta-feira(11), manteve a região de Palmeira das Missões, da qual Palmitinho faz parte, em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19). No total, são sete regiões em bandeira vermelha e 14 regiões em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Municípios e associações regionais podem apresentar até este domingo(13) pedidos de reconsideração a fim pedir mais flexibilização das bandeiras.

Modelo de cogestão

Desde a 14ª rodada está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica. Das sete regiões em vermelho, somente Santa Maria e Guaíba não apresentaram um protocolo próprio de cogestão.

Municípios podem adotar bandeira laranja

Conforme o mapa preliminar da 19ª rodada, 253 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 115 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Na região de Palmeira das Missões as seguintes cidades se inserem na regra 0-0:

Boa Vista das Missões

Cristal do Sul

Dois Irmãos das Missões

Erval Seco

Iraí

Novo Tiradentes

Fonte: Com informações do Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Comentários