Frente fria deve trazer queda acentuada da temperatura no RS
Inmet emitiu um alerta laranja, "de perigo", para o declínio acentuado da temperatura
Publicado em 13 de maio de 2024
Compartilhar
A- A A+

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, "de perigo", para o declínio acentuado da temperatura na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul.

O fenômeno deve ser percebido entre esta segunda-feira (13) e quarta-feira (15) e pode levar os termômetros a registrarem temperaturas cinco graus Celsius (°C) menores. Segundo o Inmet, as chuvas neste domingo (12) foram mais concentradas em grande parte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já a partir da noite, a concentração iniciou na metade norte do estado gaúcho, incluindo a capital Porto Alegre. “E na parte mais ao sul do estado, já começam a cair às temperaturas a partir desta segunda”, disse o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.

Heráclio Alves afirmou que essa queda nas temperaturas decorre da frente fria que vai se formar nesta segunda-feira. Na medida em que ela avança pelo oceano, a leste da região Sudeste, ela vai trazendo chuva também para o leste de São Paulo. Ele destacou que logo depois da passagem da frente fria, vem o ar mais frio e seco. “Ele reduz a chuva e provoca queda nas temperaturas. Na quarta-feira (15), toda a região Sul, além do sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul terão declínio da temperatura bastante acentuado”.

Nos três estados do Sul, a temperatura deve ficar mais baixa. No Rio Grande do Sul, o meteorologista apontou que a temperatura pode ficar abaixo dos 4º nos próximos dias, principalmente nas madrugadas e manhãs. “Então, a chuva já diminui a partir de amanhã, principalmente no Rio Grande do Sul, mas vai ter a frente fria que vai se formar durante a madrugada. Ainda chove no norte do estado mas, no decorrer do dia, a chuva avança para Santa Catarina e Paraná e e vai dando espaço a essa massa mais fria, e com pouca chuva, mas com temperatura muito baixa. Tem o frio”, alertou Heráclio Alves. 

Na tarde deste domingo (12), em grande parte do Rio Grande do Sul, a temperatura máxima já ficou abaixo dos 25º, enquanto no extremo sul do estado, na fronteira com o Uruguai, será em torno de 12º a 15º. “À noite, a temperatura baixa começou se espalhar para outras áreas do estado, devido a uma massa mais fria que vai avançando sobre a Argentina, o Uruguai, e chegando ao Rio Grande do Sul”, disse o especialista.

A partir dessa segunda-feira (13), na madrugada e no decorrer do dia, a chuva fica mais concentrada no norte gaúcho e começa a avançar por Santa Catarina e Paraná, entre a segunda e terça-feira. As temperaturas vão cair também nas demais áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná e também no sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

Previsão para Palmitinho

Em Palmitinho e região a semana começa com forte instabilidade com volumes que podem atingir até 50 milímetros(mm) ao longo desta segunda-feira.

O tempo melhora nos dias seguintes com o sol predominando. Porém, as nuvens continuam presentes e podem trazer novas ocorrências de instabilidade principalmente na segunda metade da semana.

As temperaturas despencam com o ingresso de massa de ar frio que chega a região ainda nesta segunda. Entre a terça(14) e a quarta-feira(15), as temperaturas mínimas ficam entre 5º e 6º graus. As máximas não passam de 19º graus ao longo de toda a semana.

Confira a íntegra da Previsão para Palmitinho:

 

 

 

Foto: Divulgação/Web Reprodução

Fonte: Dejair de Castro - Jornalismo Cultura FM
Fotos
Comentários