Brasil deverá ter mais de 600 mil novos casos de câncer em 2025
Prevenção pode reduzir em 40% os casos com mudanças simples no estilo de vida
Publicado em 21 de janeiro de 2025
Compartilhar
A- A A+

O câncer ainda é uma das principais causas de mortes no mundo. No Brasil, a estimativa do INCA, o Instituto Nacional de Câncer, é de que mais de seiscentos mil casos novos da doença sejam diagnosticados somente neste ano.
 
Os fatores genéticos influenciam em muitas formas de câncer, mas a ciência afirma que cerca de quarenta por cento dos casos podem ser evitados — e com algumas mudanças simples no estilo de vida, inclusive na alimentação.

Para o médico oncologista Daniel Vargas, os bons hábitos alimentares são amplamente conhecidos; mas as pessoas acabam procurando por soluções mirabolantes.

– Mas a gente sabe muito bem que a dieta saudável, que sempre foi recomendada pelos cardiologistas, por exemplo, com baixo consumo de açúcar, evitar frituras, baixo consumo de alimentos industrializados e a preferência por alimentos nutricionalmente mais ricos. Como frutas, verduras e legumes, é a dieta que tem um papel mais importante na prevenção do câncer –, disse.

Ele destacou dois tipos de alimentos que devem ser evitados: “Uma delas é o consumo de carne vermelha. A gente tem alguns dados que a carne vermelha é um alimento possivelmente carcinogênico. E a recomendação atual é que seja restringido o seu consumo em até três dias, apenas durante a semana. E os alimentos que envolvem carnes processadas, como por exemplo embutidos, salame, bacon, mortadela, salsicha, todos esses alimentos também estão associados a um risco de desenvolvimento de câncer e devem ser sempre que possíveis evitados”.

O oncologista Daniel Vargas também reforçou o papel das atividades físicas na prevenção aos tumores:

– A gente sabe que a atividade física está muito associada com a nossa imunidade e também está associada com a liberação. De hormônios de bem-estar, que possivelmente é um dos fatores que também pode estar associado ao desenvolvimento de câncer. O ideal é que a gente pratique pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, sendo ela de intensidade moderada, ou se a gente for realizar atividades físicas mais intensas, o tempo semanal de atividades físicas pode ser reduzido para 75 minutos –, ressaltou Vargas.

Além disso deve-se evitar o consumo de álcool, que é associado ao aumento de sete tipos de câncer: de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, intestino e de mama.

E em relação ao câncer de pele, a prevenção mais eficaz contra os tumores são os métodos de barreira: roupas, chapéus e protetores solares.

Fonte: Foto de Reprodução
Fotos
Comentários