A Polícia Civil do Rio Grande do Sul inaugura nesta semana novas Salas das Margaridas em cinco municípios da região. Os eventos contarão com a presença do chefe de Polícia, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, e fazem parte das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
As inaugurações ocorrerão nas seguintes delegacias:'
- Santo Augusto – 20/03, às 13h30min (Rua Tiradentes, 780, Centro)
- Três Passos – 20/03, às 16h (Rua Miraguaí, 660, Centro)
- Tenente Portela – 21/03, às 09h (Rua Aracati, 39, Centro)
- Campo Novo – 21/03, às 14h (Av. Coronel Sabino Roque, 285, Centro)
- Chiapetta – 21/03, às 16h30min (Rua Theodomiro de Souza, 168, Centro)
A importância das Salas das Margaridas
As Salas das Margaridas são espaços especialmente preparados para acolher e atender mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo privacidade e um atendimento humanizado. Esses locais possibilitam o registro de ocorrências, oitivas de vítimas, pedidos de medidas protetivas e demais ações previstas na Lei Maria da Penha.
A deputada estadual delegada Nadine Anflor, destacou a importância desses espaços. “A mulher que passa por um momento de tamanha fragilidade não pode estar exposta ao movimento diário de uma delegacia. Por isso, esses espaços reservados incentivam as mulheres a procurarem ajuda”, afirmou.
Combate ao feminicídio no RS
A Polícia Civil divulgou o Mapa dos Feminicídios de 2024, que aponta 72 casos de feminicídios consumados no estado, uma redução de 15% em relação a 2023. O levantamento mostra ainda que 72% dos agressores foram presos e que 79% dos inquéritos já foram remetidos ao Poder Judiciário.
A implementação das Salas das Margaridas é uma das estratégias adotadas para fortalecer o apoio às vítimas e reduzir a incidência de feminicídios e agressões. Além disso, a Polícia Civil conta com a Delegacia Online da Mulher (DOL Mulher), um serviço disponível desde 2022, que permite o registro de ocorrências e pedidos de medidas protetivas de forma digital, 24 horas por dia.
Com essas iniciativas, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança e o acolhimento das mulheres, garantindo atendimento qualificado e ações efetivas no combate à violência de gênero.
Foto: Divulgação