Ocorreu nessa quarta-feira(09), em Palmitinho, uma reunião para tratar sobre a instalação da unidade de Corpo de Bombeiros no município.
O encontro contou com a participação de prefeitos dos muncípios que seriam beneficiados com as novas instalações – Benhur Barth, de Palmitinho, Elton Tatto, de Pinheirinho do Vale, Luiz Blanco Alves, de Taquaruçu do Sul, e Rudinei Bridi, de Vista Alegre; de representantes do Legislativo Municipal, com os vereadores Anderson Balestrin e Luiz Henrique Dalcanton, e do Procurador Jurídico Fabricío Albarello.
Representando o Corpo de Bombeiros, estiveram presentes o Tenente Coronel Elisandro Machado, comandante do 12° Batalhão de Bombeiros Militar, de Ijuí, que agora abrange também a região do Médio Alto Uruguai; o Capitão Bona, comandante da Companhia de Frederico Westphalen, o Sargento Nilton Pedon, que responde pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros e o Sargento Adilson, subcomandante.
Conforme o Sargento Adilson, "a reunião foi bastante produtiva e com importantes avanços". A proposta inicial seria a constituição de um consórcio entre o Governo do Estado e os municípios, com um pelotão formado por oito bombeiros militares, que seriam fornecidos pelo Estado, e oito civis, que serão viabilizados pelas prefeituras. A estrutura física e despesas de custeio também ficariam sob a responsabilidade das gestões municipais e o Estado entraria ainda com as viaturas, equipamentos e treinamento.