Com inundações e transtornos, Lajeado chega a 242 desabrigados
Rio Taquari iniciou a quinta-feira acima da cota de inundação, com famílias sendo retiradas preventivamente das áreas de risco
Publicado em 19 de junho de 2025
Compartilhar
A- A A+

Lajeado amanheceu na quinta-feira sem chuva, mas com os efeitos da forte precipitação registrada durante os últimos dias e que persistiu na madrugada. O Rio Taquari segue em cota de inundação e atingiu 22,6 metros às 13h45, segundo medição do Serviço Geológico do Brasil.

O nível se aproxima da cota de segurança, considerada em 23 metros pela Defesa Civil, como limite previsto para a enchente atual. Apesar da trégua na chuva, a alta do rio continua preocupando a cidade, que segue com a retirada preventiva de famílias de áreas de risco.

Até a tarde desta quinta-feira, 86 famílias, totalizando 242 pessoas, já haviam sido levadas para o abrigo montado no Parque do Imigrante. O espaço recebe moradores dos bairros mais afetados, como Praia e Centro. No local, os desabrigados contam com refeições e suporte da assistência social.

Além das moradias, espaços públicos também foram atingidas. O Parque dos Dick e a Praça Linear tiveram partes alagadas, incluindo quadras e áreas de lazer.

A incerteza é o sentimento que predomina entre os moradores. Fabiana Cardoso, síndica de um prédio na rua Germano Hexsel, teme uma nova cheia como a de maio do ano passado, quando a água chegou ao teto do terceiro andar. “Mesmo morando no último andar, a gente fica com medo. A última enchente foi assustadora, e sabemos que pode acontecer de novo”, diz. Para prevenir danos, os condôminos retiraram as luminárias do estacionamento, que já começava a inundar durante a manhã.

Também em alerta estão Bárbara e Euvânio Carvalho, que abriram recentemente uma empresa de faróis ao lado do Parque dos Dick. Eles monitoram a situação de perto. “Estamos de prontidão para, caso precise, subir o material para o andar superior”, afirmou Euvânio.

Diversas ruas seguem interditadas no município, dificultando o acesso a pontos importantes da cidade. Entre os bloqueios estão trechos das avenidas Décio Martins Costa, Francisco Oscar Karnal e Bento Rosa, além das ruas Pedro Petry, João Abott, Ítalo Reali e Delfino Costa, atingindo diversos bairros.

Cabeceira da ponte da BR 386 apresenta rachaduras

A cabeceira da ponte seca da BR 386 sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, apresentou rachaduras no sentido interior/Capital. Segundo a concessionária CCR ViaSul, não há risco para a estrutura nem para o trânsito, que segue tranquilo na quinta-feira de feriado.

Em nota, a concessionária informou que as equipes seguem no local realizando obras de reforço e fazem o monitoramento contínuo.

Ao lado da ponte, ruas alagadas também bloqueiam o acesso à Havan.

Fonte: Notícia: Correio do Povo. Imagem: gerada por inteligência artificial usando DALL·E (OpenAI)
Fotos
Comentários