O corpo do trabalhador rural Waldemar Both, de 54 anos, foi velado e sepultado nesta quinta-feira, 3 de julho, em sua cidade natal, Vista Gaúcha. Both faleceu na terça-feira, 1º de julho, durante um confronto com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) em Santa Maria, em um episódio que gerou forte comoção e repercussão na região.
Em entrevista ao programa Conectados da Rádio Imembuí na tarde de quarta-feira, o comandante da Patram de Santa Maria (cujo nome não foi divulgado na reportagem) afirmou que os disparos que vitimaram Waldemar Both foram efetuados em legítima defesa dos dois policiais militares envolvidos na ocorrência.
Segundo o comandante, a guarnição estava em uma propriedade rural na Estrada do Radar, no interior de Santa Maria, para averiguar crimes ambientais relacionados à falta de licenças para beneficiamento e venda de madeiras e operação de motosserras. Ele destacou que a ocorrência não foi gerada por denúncia, mas sim por uma averiguação de rotina.
O confronto, explicou o coronel, teria ocorrido no momento em que os policiais estavam lavrando as ocorrências para serem assinadas pelo responsável. Ele confirmou que uma policial militar efetuou o primeiro disparo contra Both e que, após ela se desequilibrar, o outro PM efetuou outros dois tiros. A vítima, segundo o comandante, teria confrontado a guarnição com uma machadinha, que foi recolhida para perícia. Não havia mais ninguém na propriedade no momento dos fatos.
Investigações em andamento
Os dois policiais militares envolvidos na ocorrência foram afastados de suas funções enquanto durar o inquérito policial militar instaurado. O caso também está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) da Polícia Civil. O episódio foi registrado por volta das 17h30 de terça-feira, 1º de julho.
A comunidade local e regional, amigos e familiares aguardam os desdobramentos das investigações para esclarecer as circunstâncias do trágico incidente.