As autoridades policias da região efetuaram ao menos três prisões durante operações e fiscalização de rotina em municípios da região ao longo dos últimos dias.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Seberi, deflagrou na manhã desta sexta-feira(18), a Operação Consortium. A ação, realizada em conjunto com a Brigada Militar e com o apoio de setores de inteligência de ambas as instituições, teve como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas no município.
As investigações, que duraram aproximadamente oito meses, identificaram um esquema estruturado para a comercialização de crack. Foi apurado que um indivíduo exercia a liderança do grupo, coordenando o ponto de venda da substância, enquanto outros membros atuavam no fracionamento, ocultação e distribuição da droga. Para dificultar a ação policial, diferentes imóveis na cidade eram utilizados.
Durante a operação, foram cumpridas quatro ordens judiciais e três pessoas foram presas. Duas mulheres foram autuadas em flagrante por armazenar porções de crack já fracionadas e prontas para a venda. O principal investigado, apontado como responsável pela gerência do ponto de tráfico, foi preso preventivamente.
No curso da ação, foram apreendidas 48 porções de crack já fracionadas, além de porções ainda não divididas, materiais utilizados no preparo da droga e outros objetos de interesse da investigação. Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.
Ainda na madrugada da sexta-feira, policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem de 30 anos por tentativa de furto no município de Frederico Westphalen.
A ação teve início após a Brigada Militar receber a informação de que um indivíduo estaria tentando furtar um caminhão estacionado no pátio de uma empresa.
Com base nas características repassadas pelo denunciante, os policiais deslocaram-se rapidamente ao local e localizaram o suspeito dentro do veículo.
O homem foi preso em flagrante, conduzido à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência e, posteriormente, encaminhado ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen.
Na manhã da sexta-feira, a Brigada Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de lesão corporal em um posto de saúde no município de Iraí. Rapidamente, os policiais compareceram ao local e efetuaram a prisão em flagrante da autora, uma mulher de 34 anos.
Após a prisão, as partes envolvidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, que tomará as providências legais cabíveis para o caso.