Rio Grande do Sul pode ter maior número de casos de dengue desde 2016
Em Palmitinho, cerca de 60 casos já foram confirmados
Publicado em 23 de abril de 2020
Compartilhar
A- A A+

Em meio à pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Sul também tem enfrentado outro problema – uma epidemia de dengue.

De acordo com os dados disponíveis no mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgado na quarta-feira(15), o Estado já tem 1.232 casos confirmados, no entanto, no ano passado, o número não passou de 389.

Desde 2010, o maior surto de dengue no RS foi registrado em 2016, com 2.078 casos confirmados. Isso tem preocupado os órgãos de saúde, já que este número foi registrado durante os 12 meses de 2016, ou seja, somente 846 casos a menos do que o confirmado até abril deste ano.

Na região da 19ª CRS

Já somam 254 os casos na região atendida pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) – dados preliminares até 14 de abril. Em 2019, a região registrou somente 60, durante todo o ano.

São dados preocupantes, já que destes mais de 250 casos, 146 estão em cinco municípios de abrangência do jornal O Alto Uruguai.

Taquaruçu do Sul é o município com o maior número de infectados, somando o total de 52 casos até o momento.

Já Palmitinho também registrou um número bastante elevado, 62 no total. A secretária de Saúde do município, Cleusa Danete De Cezaro, afirma que a prefeitura vem realizando, semanalmente, diversas ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença.

Há três semanas, o município de Boa Vista das Missões conseguiu estagnar o número, sendo 22 casos confirmados.

Em Erval Seco, somente um caso foi registrado, e em Frederico Westphalen, até o momento, são nove pessoas infectadas pela dengue.

As pastas da saúde dos cinco municípios informaram que estão realizando ações para combater a proliferação de larvas e intensificando as medidas de conscientização para a população.

A 19ª CRS abrange 26 municípios e está em terceiro lugar no ranking de regiões com o maior número de casos confirmados.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Comentários