A Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizou, na última semana, a solenidade de lançamento do novo Manual de Defesa Policial Militar (DPM) na Escola de Educação Física da Corporação.
A Defesa Policial Militar (DPM) abrange os protocolos e práticas específicos da Brigada Militar para o uso adequado da força, incluindo:
- Autodefesa do policial.
- Defesa de terceiros contra agressões injustas.
- Técnicas de contenção de indivíduos que oferecem resistência à ação policial.
O novo documento revisa e atualiza a Norma vigente, que data de 2018, e também o Manual de Proteção Pessoal e Defesa Pessoal da Brigada Militar.
O Major PM Aruã Pereira Belaver, da Comissão elaboradora, destacou que a Brigada Militar busca manter as normas atualizadas em todos os campos, citando atualizações em operações de choque, patrulhamento tático motorizado e tiro policial.
O novo Manual, que será publicado na próxima edição do Boletim da Brigada Militar, permitirá que os policiais militares escolham a melhor resposta aos diversos tipos de comportamentos enfrentados durante as ocorrências. O
Coronel PM Luigi enfatizou a mudança na forma de ensinar que a nova norma representa, visando "responder da melhor maneira possível" às necessidades percebidas na atividade policial ostensiva.
Foto: SD PM Ribeiro PM5