Estado reconhece Situação de Emergência de Palmitinho devido a estiagem
Levantamento aponta grandes estragos ocasionados pela estiagem na maioria das propriedades do interior
Publicado em 25 de abril de 2020
Compartilhar
A- A A+

Mais de dois meses após o Município de Palmitinho decretar Situação de Emergência em decorrência dos estragos ocasionados pela estiagem, o Governo do Estado reconheceu o decreto e poderá auxiliar no atendimento as famílias.

O Decreto foi confirmado no dia 14 de fevereiro, após reunião do Conselho Agropecuário, Defesa Civil Municipal e lideranças do município, onde foram relatados os estragos causados pela estiagem na agricultura, principalmente relacionada à falta de água para o consumo animal e até humano. 

A estiagem vem se agravando depois da homologação do Decreto e atualmente mais de 100 famílias são atendidas por equipes da Prefeitura Municipal, em decorrência da falta de água para o consumo animal e até humano.

Após o Decreto, um levantamento detalhado dos prejuízos foi elaborado por equipes da Secretaria de Agricultura e da Defesa Civil Municipal. O decreto foi remetido para a homologação e reconhecimento dos órgãos competentes. Como o reconhecimento em nível estadual, o mesmo segue para a esfera federal, sendo aguardada a liberação de recursos para auxiliar no atendimento as famílias atingidas pela estiagem.

Conforme o último levantamento da Emater-Ascar/RS, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Agropecuário, as perdas em decorrência da estiagem são de grande monta, sendo registrada a morte de dezenas de aves e cerca de quatro toneladas de peixes, além de significativos prejuízos nas lavouras de milho, soja e na bovinocultura de leite.

Com a escassez de pastagem as perdas chegam a 46% na bovinocultura do leite. Nas lavouras de milho safrinha o percentual chega a 62%.  Já a soja apresenta perdas de 45%.

Confira íntegra do Decreto emitido pelo Governo do Estado;

A imagem pode conter: texto


Foto: Secretaria da Agricultura

Fonte: Dejair de Castro - Jornalismo Cultura FM
Fotos
Comentários