Programa Silos Trincheira subsidia armazenamento de Silagem em Palmitinho
Iniciativa da Secretaria da Agricultura visa atender ao menos 200 famílias
Publicado em 17 de janeiro de 2026
Compartilhar
A- A A+

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente deve iniciar nos próximos dias a construção de Silos Trincheiras para armazenamento de silagem no município.

A iniciativa se dá após a criação de Lei que cria o Programa Municipal de Construção de Silos Trincheiras, uma iniciativa da Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio de entidades técnicas, financeiras e representativas do município.

De acordo com o Secretário, Manoel Ivonei Sarmento, o programa tem por finalidade subsidiar a construção de até 200 silos trincheiras em propriedades rurais do município, auxiliando diretamente famílias que dependem do armazenamento de silagem, principalmente para a produção leiteira. – É uma iniciativa muito importante que vai beneficiar as famílias que dependem do armazenamento para o trato dos animais e consequentemente para a melhoria da produção nas propriedades. Nas próximas semanas iremos iniciar o trabalho, beneficiando as primeiras propriedades contempladas, destaca.

O programa prevê o atendimento de 50 famílias por ano, durante o período de 4 anos. O valor do incentivo municipal será de até R$ 5 mil por produtor, observando o padrão técnico elaborado pela secretaria e pela Emater. A mão de obra para a execução será de responsabilidade dos beneficiários.

A seleção das famílias beneficiadas será feita pelo Conselho Municipal Agropecuário, que fará a avaliação e a classificação dos projetos apresentados. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na secretaria.

O que são Silos Trincheira?

O silo trincheira é uma estrutura de armazenamento de forragem fermentada (silagem) construída, geralmente, por meio da escavação em um terreno com desnível ou em superfície, onde o material é compactado com maquinário (trator ou retroescavadeira) e vedado com lona para evitar a entrada de oxigênio. 

 

 

 

 

Foto: Divulgação/Emater

Fonte: Jornal Vitrine do Povo
Fotos
Comentários