Região tem primeiros casos confirmados de Covid-19
Além dos primeiros registros, um possível óbito causado pelo Coranavírus em Jaboticaba, foi descartado
Publicado em 26 de abril de 2020
Compartilhar
A- A A+

Municípios próximos a Palmitinho confirmaram os primeiros casos de Covid-19, entre a sexta-feira(24) e este domingo(26). Além disso um óbito pode ter sido ocasionado pela doença.

O Município de Palmeira das Missões, situada a 78km de Palmitinho, confirmou os dois primeiros casos de Covid-19, na noite da sexta-feira(24) e com isso o Município torna-se a cidade gaúcha com casos confirmados mais próxima a Palmitinho. Antes havia caso confirmado somente em Sarandi, além de Itapiranga, Município pertencente à Santa Catarina que divisa com o RS.

A confirmação se deu por volta das 22h45min quando a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, através do Centro de Operações Emergenciais (COE) e Secretaria Municipal de Saúde. Os casos foram analisados no Laboratório CEMICRO/GENEVO da Universidade Federal de Santa Maria – Câmpus de Frederico Westphalen(UFSM/PM).

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 42 anos, com histórico de doença respiratória crônica. E de um paciente do sexo masculino, de 52 anos, com histórico de doença cardiovascular crônica.

Neste domingo(26), a Secretaria de Saúde de Trindade do Sul confirmou, o primeiro caso positivo de Covid-19, no município. A paciente é uma mulher de 70 anos, que está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen. O exame foi realizado no Laboratório  Central de Saúde Pública (Lacen), em Porto Alegre.

Na Região Celeiro, foi confirmado o primeiro caso de Coivid-19, em Coronel Bicaco, situado a cerca de 80km de Palmitinho. Trata-se de paciente de 60 anos com histórico de doença respiratória crônica. O homem está internado e sendo monitorado.

Na manhã do sábado(25), um homem de 34 anos, morador do interior de Jaboticaba, morreu com sintomas de Covid-19. De acordo com informações o paciente, que também possuía outras complicações, recebeu os primeiros atendimentos em Jaboticaba, sendo transferido pra Palmeira das Missões, onde foi entubado e neste sábado, estava sendo transferido para a UTI de Santa Rosa, mas faleceu durante o transporte.

O material foi coletado e a amostra encaminhada ao Laboratório Lacem em Porto Alegre, porém, o resultado foi negtivo para Covid-19, mantendo a região sem nenhum óbito até o momento.

Palmitinho e Municípios mais próximos continuam sem nenhum registro.

Fonte: Dejair de Castro - Jornalismo Cultura FM
Fotos
Comentários