Atuação da BM salva vida de jovem em Frederico Westphalen
Diálogo, muita conversa e convencimento realizado por quatro policiais militares conseguiram impedir desfecho trágico durante ocorrência de tentativa de suicídio
Publicado em 04 de fevereiro de 2021
Compartilhar
A- A A+

No fim de semana, duas guarnições realizaram um atendimento incomum para a rotina dos policiais militares. Na madrugada de domingo, 31 de janeiro, um chamado de uma tentativa de suicídio foi realizado ao telefone 190 da Brigada Militar de Frederico Westphalen. A ocorrência foi atendida pelas equipes que estavam em ronda, compostas pelo sargento Jonas Tiago de Almeida e pelos soldados Jean Marc Vendruscolo, Marcio Dal Canton e Bruno Guilherme Ribeiro.

Conforme o relato dos brigadianos, o chamado informava que uma moça estava sobre o viaduto, em atitude similar ao de uma tentativa de suicídio. Diante da situação, uma atuação especial foi combinada entre os policiais para que a ocorrência tivesse um fim feliz, o que de fato aconteceu.

– No relato que recebemos da ligação pelo 190, provavelmente de alguém que tenha passado pelo local e visto a moça, a informação é de que a jovem estava já pendurada no viaduto prestes a se jogar. Diante disso, nós mobilizamos as duas guarnições e nos deslocamos até o ponto. Estávamos eu e o soldado Marcio em uma viatura e os soldados Bruno e Vendruscolo em outra. Ao chegarmos no local, a gente confirmou que o fato se tratava de uma denúncia real e não um trote. Imediatamente contatamos o 190 para que fosse comunicado o Corpo de Bombeiros e o Samu para auxiliar no atendimento, e começamos a organizar o atendimento da ocorrência – detalha o sargento Almeida.

Ato de heroísmo que salvou uma vida

O verdadeiro ato de heroísmo na condução da ocorrência por parte dos policiais resultou em uma vida salva. Com o objetivo de evitar que eventuais outras situações semelhantes no futuro tenham um desfecho diferente, os policiais se deram ao direito de não detalhar a forma de atuação dos mesmos no atendimento desse fato. Porém, a conversa e a forma de atuar dos brigadianos durante quase meia hora de atendimento a ocorrência, no meio de uma madrugada chuvosa, foi preponderante para resultar no salvamento da mulher.

– Essa foi uma ocorrência de crise, que não é comum no nosso dia a dia, inclusive, dois dos nossos colegas nunca passaram por situações como essa. Inicialmente, estávamos todos muito tensos, porque é um momento tenso por envolver a vida de uma pessoa e isso, aliado à chuva torrencial que caía no momento, deixava tudo bastante complicado. Mas, logo ao chegarmos, iniciamos um diálogo com a jovem, que tem 18 anos, e conseguimos conquistar a confiança dela. Inclusive, até solicitamos aos socorristas dos Bombeiros e Samu que não se aproximassem, já que isso poderia deixar a mulher nervosa, mesmo que nossa especialidade não seja os salvamentos. Depois de muita conversa, em um momento conseguimos segurar a jovem e efetuar o salvamento dela – relata o sargento.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Comentários