Equipes realizam mutirão de limpeza contra a Dengue em Palmitinho
Trabalho iniciou nesta quarta-feira(1º) e deve se estender até a sexta-feira(03)
Publicado em 02 de abril de 2020
Compartilhar
A- A A+

Subiu para 13 o número de casos confirmados de Dengue, em Palmitinho. Os números foram atualizados nesta quarta-feira(31), pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Palmitinho.

O novo Boletim Epideomológico aponta 14 casos confirmados e outros 25 que aguardam resultado de amostra enviada ao Laboratório Central do Estado(Lacen), sendo que novos casos podem ser confirmados a qualquer momento.

Diante do quadro de epidemia, equipes da Prefeitura Municipal iniciaram um mutirão de limpeza na cidade e nos bairros do Município. O trabalho iniciou nesta quarta-feira(1º) e deve se estender até a sexta-feira(03). O pedido é para que os moradores recolham lixos e matérias, deixando-os a beira da rua, para que equipes da Prefeitura Municipal façam o recolhimento e o descarte dos mesmos. Após esse trabalho será realizado um fumacê com o objetivo de eliminar os mosquitos contaminados e evitar novos casos.

Os primeiros casos de dengue foram confirmados no dia 21 de fevereiro, mas aumentaram significativamente ao longo dos últimos dias. A Secretária Municipal de Saúde, Cleusa Danete de Cezaro, pede a comunidade para que elimine qualquer local onde o mosquito tenha condições de se proliferar, principalmente com a remoção de recipientes, limpeza de caixas dàgua, ou objetos em geral com água parada, em quintais ou terrenos baldios.

Com as recentes chuvas isoladas, a umidade aumenta em um cenário propício para a desova das larvas do mosquito.  Conforme o Responsável pelo Coordenador de Campo da 19ª CRS, João Roberto Dorneles, em recente entrevista na CULTURA FM, “estando contaminado, um mesmo mosquito pode transmitir a dengue para mais de 50 pessoas, o que exige cuidado redobrado e ações emergenciais para eliminar os insetos transmissores já contaminados”, relatou.

Um outro alerta das autoridades de saúde é sobre os cuidados com os mosquitos contaminados que já circulam no município. Neste caso o uso de repelentes e roupas longas é de extrema importância para evitar a picada do mosquito contaminado. Os pesquisadores constataram também que os horários dos ataques acontecem entre 7h30 e 10h e entre 15h30 e 19h. O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia.

 

Dejair de Castro

Jornalista – MTB 16.952

Fonte: Foto: Ascom/PM Palmitinho
Fotos
Comentários