Coordenadoria de Saúde deve receber 600 unidades de testes rápidos para coronavírus
O Município de Palmitinho deve receber quatro caixas de testes rápidos, o que corresponde a 80 unidades
Publicado em 15 de maio de 2020
Compartilhar
A- A A+

A distribuição do novo lote de 135 mil testes rápidos para detecção de anticorpos do coronavírus começa na quinta-feira, 14. O governo do Estado remeterá o material para todas as cidades do Rio Grande Sul, de acordo com critérios populacionais e epidemiológicos. Com essa leva, chega a mais de 243 mil o total de exames desse tipo já distribuídos por meio da Secretaria da Saúde.

A 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS) receberá 30 caixas com o material, totalizando 600 testes rápidos. Ao município de Frederico Westphalen, serão destinadas 320 unidades. O Município de Palmitinho deve receber quatro caixas de testes rápiodos, o que corresponde a 80 unidades. Confira a lista com a relação dos municípios e quantidade de caixas.

Essa quantidade permitirá a ampliação das pessoas testadas. A partir de agora, serão testadas pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem com transporte de cargas ou coletivo de passageiros, desde que tenham sintomas. Também passam a ser testados pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI).

Foi garantido o número de ao menos uma caixa por município, além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (para uso em situações estratégicas como surtos e óbitos acima da demanda, entre outras circunstâncias especiais). Também foi reservada uma cota de testes para uso na pesquisa de amostragem da população pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para a área da Segurança Pública estadual.

Critérios para a distribuição aos municípios das 5.467 caixas com os testes (cada uma com 20 unidades):

• Quantidade de profissionais da saúde
• População acima de 50 anos
• Municípios com casos confirmados para Covid-19
• Municípios com novos casos confirmados para Covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores
• Número de leitos para atendimento a síndromes gripais

Fonte: SES/RS
Fotos
Comentários