O ano de 2023 foi positivo para a geração de empregos na região do Médio Alto Uruguai. Entre os meses de janeiro a novembro, houve um total de 13.059 admissões, frente a 11.368 demissões, somando um saldo positivo de 1.691 empregos criados na região no último ano. Os dados são da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), referentes ao Corede Médio Alto Uruguai.
A agência local do FGTAS/Sine teve papel fundamental na busca, recrutamento e seleção destes postos de trabalho, que foram ofertados pelas empresas da região. Somente em Frederico Westphalen o saldo ficou positivo em 489, onde foram admitidas 4.540 e desligadas 4.051. O diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, comemora os bons resultados alcançados no último ano.
– Sabemos do papel fundamental que a agencia do FGTAS local teve no encaminhamento de profissionais e no acolhimento das demandas das empresas e queremos cada vez mais aproximar o Estado dos geradores de emprego. O objetivo da gestão pública é melhorar a vida dos cidadãos e é focado nisso que estamos atuando – salientou Scorsatto.
Seberi se destaca pela geração de empregos na região
Entre os municípios da região do Médio Alto Uruguai, Seberi tem se destacado na geração de empregos. Conforme o levantamento, o município ficou com um saldo positivo de 814 empregos, com 2.313 contratações e 1.499 desligamentos.
Além de Seberi, também encerraram o período com mais admissões que demissões os municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.
– Os números positivos de Frederico Westphalen e região contribuem para os 76 mil empregos criados no Estado. A soma de esforços da gestão pública estadual com as gestões públicas municipais e federal faz com que nós possamos ter esse desempenho muito bom. E aquelas cidades que porventura não têm o saldo positivo, a gente vai trabalhar para que isso possa ser revertido –, disse o presidente da FGTAS.
Mais de 950 mil atendimentos prestados nas agências FGTAS/Sine em 2023
As Agências FGTAS/Sine prestaram 952.009 atendimentos e ofertaram 125.013 vagas de emprego no RS em 2023. Do total de 125.013 oportunidades disponibilizadas no estado, 73,5% das vagas não exigiam experiência e 22,1% não exigiam escolaridade. Por outro lado, 25,9% das vagas exigiam Ensino Médio completo e 23,9% o Fundamental completo.
Com relação ao setor econômico, 36,4% das vagas pertenciam ao setor de serviços; 27,6%, à indústria; 24,2%, ao comércio; 8,7%, à construção e 2,9%, à agropecuária. Ainda, sobre o tipo de contratação, 87,5% das vagas eram efetivas e 11,3%, temporárias.
No que tange à remuneração, o salário de 43% das vagas variava de 2 a 3 salários mínimos e de 27,2%, de 1,5 a 2 salários mínimos.
A intermediação de mão de obra é o principal serviço gratuito oferecido nas Agências FGTAS/Sine.