O Brasil registrou, neste domingo, a menor temperatura do ano, com -7,2°C em Urupema (SC). A estação de monitoramento da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo, registrou esta temperatura por volta das 6h.
Outras cidades catarinenses também tiveram temperaturas negativas, como São Joaquim (-5,6º), Urubici (-5,3º) e Fraiburgo (-3º). No Morro das Antenas, o ponto mais alto da região catarinense, a sensação térmica foi de 20 graus negativos.
O frio foi tão intenso que congelou partes de cachoeiras e lagos. A geada cobriu as superfícies de casas e veículos. A queda das temperaturas era esperada após a chegada de uma frente fria no Centro-Sul do País. Em São José dos Ausentes (RS), o açude localizado em uma pousada da cidade turística congelou quando os termômetros de rua marcaram -6ºC no início da manhã deste domingo. Era possível escrever na camada de gelo que se formou na superfície dos veículos.
O domingo amanheceu com temperaturas negativas e geada também no Paraná. O município de General Carneiro, na região central do Estado, registrou -3,5°C. Outras cidades também apresentaram temperaturas baixas, como Francisco Beltrão (0,7ºC) e Pato Branco (0,5ºC). Nas capitais, a mínima para este domingo é de 9ºC em Florianópolis, 2ºC em Curitiba e 4ºC em Porto Alegre, segundo o Inmet.
A primeira frente fria do inverno no País quebra uma sequência de dias quentes que se instalou desde 5 de maio, principalmente na faixa central do Brasil.
Previsão para nova semana
O mês de julho começa nesta segunda-feira(1º) no Rio Grande do Sul com um frio ainda mais congelante no território gaúcho. O sol predomina no Estado sob ar seco e frio de alta pressão ao longo de todo o dia, o que irá privilegiar temperaturas baixas.
O frio permanece intenso ao menos até a metade da semana, quando as temperaturas aumentam trazendo marcas mais amenas para a sequência dos dias. Não há previsão de chuvas em maiores volumes para os próximos dias.
Confira a íntegra da previsão para Palmitinho:
Foto: Divulgação/Web