A Câmara Municipal de Palmitinho deve ter uma renovação de ao menos 44,44%, na próxima legislatura. A composição será alterada devido ao fato de que quatro dos nove atuais vereadores não estão concorrendo à reeleição e com isso não participarão da próxima legislatura. A renovação pode ser ainda maior caso os cinco vereadores que tentam a reeleição não consigam êxito no pleito de 06 de outubro.
Irá concorrer a reeleição os Vereadores: Genedir Luiz Negrini(Podemos), Lari Tranquilo Piaia(PP), Luiz Henrique Dalcanton(PT), Olívio da Costa(PDT) e Rose Cleri de Souza(MDB). Já os vereadores, Tadeu Peroza Albarello(PP), Venilda de Fátima Azevedo(PDT), Vilmar Gazzana(PDT) e Vinícius Zancan Bonafé(MDB), não disputarão a reeleição.
A disputa pelas nove vagas na próxima legislatura ocorre entre os 54 candidatos, de sete legendas, com candidaturas homologadas pela Justiça Eleitoral. A eleição também poderá alterar a composição das bancadas de acordo com a votação de cada legenda.
Conforme a legislação atual não é mais permitida à coligação para a disputa ao Legislativo, sendo que a composição será definida pela votação obtida por cada legenda. Conforme cálculo realizado a partir do número total de eleitores do município(6.037), para eleger um vereador a soma dos votos de todos os candidatos de um partido deve ser de aproximadamente 500 votos, ou seja, obtendo essa soma será eleito o mais votado entre os candidatos da legenda.
A nova composição da Câmara Municipal deve ser conhecida ainda na noite do domingo, dia 06 de outubro, logo após o encerramento da votação.