Unidade do Corpo de Bombeiros deve ser instalada em Palmitinho
Anúncio ocorreu durante audiência com a presença de Prefeito e Vice, em Porto Alegre
Publicado em 24 de outubro de 2024
Compartilhar
A- A A+

O Município de Palmitinho deve receber uma Unidade do Corpo de Bombeiros Misto, que atenderá 4 municípios da Microrregião.

O anúncio ocorreu nesta quarta-feira(23), em Porto Alegre, durante audiência com o Prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello; o Vice-Prefeito, Elisandro da Silva; e o Prefeito de Taquaruçu do Sul, Luiz Blanco Alves. Eles foram recebidos pelo Deputado Estadual, Cláudio Tatsch e pelo Assessor Parlamentar, Gervásio Santana.

A iniciativa do deputado Tatsch, beneficia os municípios de Palmitinho, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul e Pinheirinho do Vale. As tratativas para implementação da unidade estão avançadas e sendo encaminhadas diretamente pelo parlamentar com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues.

 

Em reunião realizada na terça-feira(22), o deputado e o comandante acertaram que o próximo passo será a assinatura de convênios do Corpo de Bombeiros Militar com a Prefeituras das quatro cidades envolvidas no projeto. Um caminhão de Bombeiros para a guarnição e uma caminhonete para uso dos Bombeiros de Frederico Westphalen, também devem ser liberadas para servir as unidades.

A Unidade Mista, que reúne bombeiros militares e civis, deve ter sua sede em Palmitinho, em local cedido pela Prefeitura. Os quatro municípios já comprometeram-se com a cedência de servidores de seus quadros para a unidade do Corpo de Bombeiros Misto, o que será formalizado nos convênios.

Atualmente, a guarnição de Bombeiros mais próxima da região fica em Frederico Westphalen. A região tem sofrido com incêndios e acidentes que exigem mais agilidade nas ações de combate. Entre os casos mais recentes estão os incêndios no Hospital de Palmitinho e em um frigorífico de Frederico Westphalen, que necessitaram de auxílio de caminhões de Bombeiros do estado vizinho de Santa Catarina.

"Esses municípios enfrentam significativos prejuízos devido a incêndios que, por falta de um Corpo de Bombeiros local, não podem ser controlados de maneira eficiente e oportuna", destaca o deputado. Ele acrescenta que a região é estratégica para a instalação de uma nova guarnição. “A distância máxima entre os municípios vizinhos é de 17 quilômetros, o que permitirá uma resposta mais rápida e eficaz às emergências, garantindo maior segurança e proteção à comunidade”, completa o parlamentar.

O anúncio foi comemorado pelo Prefeito Municipal, Caetano Albarello, e o Vice-Prefeito, Elisandro da Silva. Ambos estão na capital do Estado, onde cumprem várias agendas entre esta quarta e a quinta-feira(24).

Veja mais sobre a audiência com o anúncio. Acesse o link

 

Foto: Imprensa/Deputado Tatsch

Fonte: Dejair de Castro - Jornalismo Cultura FM
Fotos
Comentários