O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) com sede em Seberi e com uma abrangência de 31 municípios estará disponibilizando mais um importante serviço para a comunidade regional. A partir do dia 28 de novembro de 2024 estará disponível na sede do Consórcio um contêiner para a coleta de lixo eletrônico.
A iniciativa é fruto de uma parceria firmada com a empresa Natusomos, na atualidade a maior fábrica de reciclagem de eletrônicos do país, utilizando processos de reciclagem modernos e tecnológicos atendendo toda a região sul do Brasil.
O presidente do CIGRES e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que a iniciativa visa favorecer os municípios consorciados e a comunidade regional, oferecendo uma alternativa viável e próxima para a realização mais frequentes de campanhas de recolhimento de lixo eletrônico.
O atual coordenador geral do Consórcio, Edmilson Pedro Pelizari, salienta a preocupação constante da diretoria e equipe técnica em proporcionar soluções eficientes e viáveis para os municípios, visando sempre ampliar a quantidade de serviços prestados com qualidade para a população regional.
A partir do dia 28 deste mês os Municípios poderão levar o montante de resíduos eletrônicos até o CIGRES e depositar o material neste contêiner que posteriormente será recolhido pela empresa responsável pela destinação correta do lixo eletrônico.
Entre os itens que podem ser descartados neste ecoponto estão: televisores (LCD/TUBO/LED), monitores, CPU, notebooks, calculadoras, mouse, ar condicionado, geladeira, fogão (a gás e a lenha) freezer, batedeira, cafeteira, liquidificador, mixer, processador, cafeteira, secador de cabelo, nobreak, estabilizador, roteador, telefone, celular, máquinas de lavar (louça e roupa), centrífugas, teclados, aparelho de som, carregadores em geral, central telefônica, chuveiro, ferro elétrico, impressora, secadora, receptores, placas em geral, térmica, torneira, forno elétrico, micro-ondas.
O recebimento destes materiais pelo CIGRES será de forma pré agendada pelos municípios, com um dia específico na semana destinado para o recebimento. Além de proporcionar um ecoponto regional, esta iniciativa também visa trabalhar a educação ambiental com ênfase nos resíduos da coleta seletiva, organizar a gestão e o gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos além de atender as metas do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos – PGIRS.