Brasil recebe 750 mil doses de vacina contra a dengue
Em 2023 o Brasil bateu recorde de mortes causadas pela doença
Publicado em 22 de janeiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

As primeiras vacinas contra a dengue chegaram ao Brasil neste sábado, 20. São cerca de 750 mil doses que vão ser disponibilizadas pelo SUS.

Este lote faz parte de um total de 1,3 milhão de doses do imunizante fornecidas pela farmacêutica Takeda, sem cobrança ao Ministério da Saúde. A segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro. 

Além dessas remessas, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões doses para 2024, segundo a previsão informada pela empresa, que vão ser entregues ao longo do ano, até o mês de novembro. A expectativa é que mais de 3 milhões de pessoas sejam vacinadas neste ano, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses, e existe uma capacidade limitada de fabricação da vacina. 

O primeiro lote recebido vai passar pelo processo de liberação da alfândega e da Anvisa, e em seguida será enviado para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. As vacinas vão ser destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão  da doença. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou como será o processo de imunização. 

Em 2023 o Brasil bateu recorde de mortes causadas pela dengue e, nas duas primeiras semanas de janeiro, já foram registrados mais de 55 mil casos da doença em todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: LA+
Fotos
Comentários