Palmitinho segue em destaque na produção de suínos para abate no RS
Município registra crescimento de 20% em sua produção e supera Rodeio Bonito após 7 anos
Publicado em 14 de fevereiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

O Rio Grande do Sul, reconhecido como um dos principais produtores de suínos do Brasil, alcançou a marca de 11.281.033 suínos para abate em 2023, segundo dados emitidos pela Seção de Epidemiologia e Estatística (SEE) da Secretaria da Agricultura, através do Guia da Trânsito Animal (GTA).

Um levantamento realizado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), com dados de 318 municípios, revelou uma mudança significativa no cenário estadual: Rondinha assumiu o posto de principal produtor de suínos para abate no estado gaúcho pela primeira vez.

Situado entre vales, ao norte do Estado, o município que integra a região do Rio da Várzea produziu impressionantes 263.109 suínos, marcando um crescimento de 20% em comparação com 2022.

Com esse notável aumento, Rondinha ascendeu três posições no ranking, desbancando Rodeio Bonito, que liderava o levantamento da ACSURS há 7 anos. Rodeio Bonito agora ocupa o segundo lugar, com uma produção de 258.741 suínos para abate.Palmitinho segue entre os destaques do estado ocupando o terceiro lugar no rankingo com 247.886 suínos para abate.

As 10 primeiras colocações no ranking de produção de suínos para abate no Rio Grande do Sul são ocupadas pelos municípios de Rondinha (1º lugar), Rodeio Bonito (2º lugar), Palmitinho (3º lugar), Aratiba (4º lugar), Santo Cristo (5º lugar), Nova Candelária (6º lugar), Camargo (7º lugar), Três Passos (8º lugar), Pinheirinho Do Vale (9º lugar) e Boa Vista Do Buricá (10º lugar).

Fonte: Jornal Provincia
Fotos
Comentários