Massas de ar polar devem trazer frio intenso e geada generalizada ao Sul do Brasil
Há alerta para temperaturas congelantes, com sensação térmica negativa e possíveis -8°C em algumas regiões
Publicado em 23 de junho de 2025
Compartilhar
A- A A+

O Sul do Brasil se prepara para enfrentar uma prolongada e intensa onda de frio nos próximos dez dias, impulsionada pela chegada de duas poderosas massas de ar polar. A meteorologia alerta para marcas congelantes, geada generalizada e a possibilidade de precipitação invernal, o que agravará o drama dos milhares de flagelados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, muitos ainda em abrigos.

A primeira e mais intensa massa de ar frio de origem polar já avança neste domingo pelo Sul da Argentina e Uruguai, alcançando o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23). A chegada será acompanhada de vento moderado a forte, provocando uma acentuada queda de temperatura e sensação térmica muito baixa, especialmente no final do dia.

Até o fim da segunda-feira, o ar polar tomará conta dos três estados da Região Sul, estendendo-se também para o Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso e áreas do Oeste e Sul de São Paulo.

Na terça-feira (24), o centro da massa de ar polar estará sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, influenciando também Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, parte de Goiás, Rio de Janeiro e o Sul de Minas Gerais. Apesar de a quinta-feira (26) marcar o afastamento do ar mais gelado para o oceano, o começo da quarta-feira (25) ainda terá temperaturas excepcionalmente baixas antes de um aquecimento durante a tarde.

Esta incursão polar que chega no início da semana será a de maior força a alcançar o Sul do Brasil em 2025 até o momento. As temperaturas mínimas tendem a ser as mais baixas do ano em um grande número de localidades, com marcas muito abaixo do normal para esta época do ano, que já é a mais fria da climatologia anual, e valores extremos em regiões de maior altitude.

Frio extremo em algumas cidades e geada ampla: Modelos numéricos indicam que o ar estará atipicamente gelado em níveis baixos e médios da atmosfera entre segunda e terça-feira sobre o Sul do Brasil. Combinado com ar seco e vento mais fraco, as madrugadas de terça e quarta-feira serão as mais frias da semana.

Nesta segunda-feira, com a massa de ar frio recém ingressando, as mínimas devem ocorrer no final do dia, com temperaturas abaixo de zero em áreas de maior altitude. A sensação térmica pode atingir -5ºC a -10ºC nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense devido ao vento forte.

Na terça e quarta-feira, mínimas abaixo de 5ºC serão generalizadas na Região Sul, e centenas de municípios devem registrar temperaturas próximas ou abaixo de zero. A madrugada de quarta, em particular, pelo ar seco e vento calmo, deve ter as menores mínimas na Região Sul.

Temperaturas excepcionalmente baixas, de -5ºC a -8ºC, podem ser registradas em estações meteorológicas localizadas em baixadas do Planalto Sul Catarinense (São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici) entre terça e quarta-feira.

Nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul (São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul, Vacaria), mínimas geralmente de -2ºC a -4ºC, mas podendo chegar a -5ºC e -6ºC na área de São José dos Ausentes. Mínimas muito baixas, de -3ºC a -5ºC, também são esperadas na área de Soledade (Norte do RS) e em Pinheiro Machado e Pedras Altas (Serra do Sudeste, Sul gaúcho).

A massa de ar frio trará geada ampla, especialmente entre terça e quarta-feira. Devido à força do vento e à temperatura muito baixa na entrada do ar frio entre segunda e terça, há risco de geada negra em localidades de maior altitude. No início da terça-feira, a geada é esperada nos três estados da Região Sul e em parte do Mato Grosso do Sul, com possível congelamento em municípios mais altos das regiões serranas.

Na quinta-feira, com o aumento da nebulosidade e o retorno da chuva ao Sul do Brasil, as condições deixarão de ser favoráveis à ocorrência de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Fonte: MetSul Meteorologia
Fotos
Comentários