Defesa Civil alerta para retorno da chuva e risco de temporais no RS
Órgão estadual também atualizou a situação dos rios no território gaúcho
Publicado em 26 de junho de 2025
Compartilhar
A- A A+

A pequena trégua na instabilidade no Rio Grande do Sul está com as horas contadas. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta na noite desta quarta-feira, dia 25, para o retorno da chuva no Estado. De acordo com o aviso, as precipitações podem ser de moderadas a pontualmente fortes, acompanhadas de raios e temporais isolados regiões Noroeste, Norte, Nordeste, parte dos Vales, Serra e Litoral Norte entre a noite de hoje e o decorrer da quinta-feira (26).

Conforme o órgão estadual, entre o fim da tarde e a noite desta quarta, a influência de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai favorece pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, acompanhada de eventuais trovoadas em áreas metade Oeste, com acumulados inferiores a 15 mm/dia. Os ventos ficam de quadrante norte ao longo do dia, com rajadas oscilando entre 15 e 30 km/h na maioria das regiões.

Mais chuva na quinta

Na quinta-feira, 26, o avanço de uma frente fria aliada a um sistema de baixa pressão contribui para chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais pontuais sobre o Norte, Nordeste e Serra, além de partes do Noroeste, Vales e Litoral Norte.

De acordo com a Defesa Civil, nessas regiões os acumulados variam entre 20 e 60 mm/dia, com pontuais passando dos 70 mm/dia em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. No restante do território gaúcho, há condição para chuva fraca a moderada, com acumulados inferiores a 20 mm/dia.

Na metade Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, o vento vira para quadrante sul na madrugada e manhã, avançando para o restante do Estado ao longo do dia, com rajadas entre 20 e 35 km/h.

Já na sexta-feira, 27, o tempo firme volta a predominar, devido à atuação de uma massa de ar frio e seco. Os ventos sopram predominantemente de sul e sudeste, com rajadas variando entre 20 e 30 km/h.

Situação dos rios

Além do aviso de chuva e temporais, o órgão estadual atualizou a condição hidrológica de níveis elevados nos rios na faixa central do Rio Grande do Sul, acima da cota de inundação, alerta e atenção em diversas estações.

Região Oeste:

  • Rio Uruguai está acima da cota de inundação entre São Borja e Uruguaiana com tendência de lenta elevação;
  • Rio Ibicuí está acima da cota de inundação nas estações de Manoel Viana e Passo Mariano Pinto com tendência de declínio.

Na metade Leste:

  • Rio Jacuí está acima da cota de inundação entre Cachoeira do Sul e o Delta do Jacuí, com lenta elevação no trecho final;
  • Rios Caí, Sinos e Gravataí apresentam níveis altos em suas cidades mais à jusante devido ao efeito dos níveis altos do Guaíba, que dificulta a vazão destes rios;
  • O Guaíba se encontra acima da cota de inundação na região das ilhas e variando em torno da cota de inundação no Cais Mauá em Porto Alegre. O cenário deve se manter no decorrer dos próximos dias devido à mudança de direção dos ventos, dificultando o escoamento do Guaíba para a Lagoa dos Patos.

Em função das chuvas dos últimos dias, com elevados acumulados registrados por todo o Estado e previsão de novas chuvas no Norte gaúcho, a Defesa Civil informa que seguem indicadas as condições de Atenção e Alerta para cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, onde os níveis permanecem elevados e com riscos hidrológicos moderados nas bacias mais atingidas.

Conforme o órgão, devido às chuvas dos últimos dias, os solos na região se encontram muito úmidos, favorecendo respostas hidrológicas com as precipitações. Dessa forma, é indicado o risco de cheias e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, enxurradas, e elevações em rios maiores, que devem seguir variando entre limiares de atenção e alerta para inundação. Também há risco de alagamentos em perímetros urbanos em virtude de chuvas pontuais e movimentos da massa.

Também indicada a continuidade da condição de inundação para os rios Ibicuí (Manoel Viana e Itaqui), Uruguai (São Borja a Uruguaiana), Jacuí (Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí), Taquari (em Taquari), Sinos (São Leopoldo) e Guaíba (região das ilhas e cais de Porto Alegre).

 

 

 

Foto - Defesa Civil\Divulgacao

Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários