Desligamento do sinal analógico de TV é adiado no Rio Grande do Sul
Prazo para transição para o sinal digital em municípios específicos do estado é prorrogado devido a eventos climáticos
Publicado em 28 de junho de 2025
Compartilhar
A- A A+

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta sexta-feira, 27, a Portaria nº 18.639/2025, que prorroga o prazo para o desligamento do sinal analógico de televisão no estado do Rio Grande do Sul. A medida atende a um pleito da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e considera as consequências dos eventos climáticos adversos que atingiram o estado em abril e maio de 2024.

Com a prorrogação, o desligamento da transmissão analógica nos municípios listados no Anexo IX da Portaria deverá ocorrer até 30 de dezembro de 2025. Para as demais cidades do país onde o processo de desligamento ainda não foi concluído, o prazo para o switch-off do sinal analógico permanece marcado para a próxima segunda-feira, 30 de junho.

As entidades outorgadas que ainda não possuem consignação de canal digital nesses municípios terão até 30 de setembro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital, com exceção daquelas que já haviam se manifestado anteriormente.

Essa decisão garante mais tempo para que as emissoras e a população gaúcha se preparem para a transição completa para o sinal digital, minimizando os impactos das recentes intempéries.

 

 

 

Foto: Divulgação/Seja Digital

Fonte: Com informações da LA+
Fotos
Comentários