Um forte temporal com chuva e intensas rajadas de vento causou inúmeros transtornos e estragos em municípios do norte do Rio Grande do Sul no fim da tarde deste domingo(16).
Em Frederico Westphalen, a força do vento danificou parte da decoração do "Frederico em Luz" em frente à Catedral Santo Antônio. No interior, os danos foram mais severos:
Na linha Barra do Braga uma propriedade rural sofreu destruição parcial da infraestrutura e teve duas casas destelhadas. A cobertura da sala de ordenha foi totalmente arrancada e arremessada a cerca de 100 metros de distância.
Os proprietários relataram que telhas de zinco foram arremessadas a dezenas de metros, e uma folha chegou a quebrar um pilar de concreto da cerca. Apesar do grande susto, ninguém se feriu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, foram registrados mais de 150 chamados de ocorrência de destelhamentos no município somente neste domingo.
Equipes da Defesa Civil Regional e da Secretaria Municipal de Obras estiveram no local realizando a entrega de lonas. O levantamento dos danos deve ser finalizado nesta segunda-feira.
O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen atendeu a diversas ocorrências de destelhamentos em vários bairros e no interior. Lonas estão sendo distribuídas no quartel dos bombeiros e pela prefeitura. Ainda muitas localidades estão sem energia elétrica nesta segunda-feira.
Bloqueios em rodovias
A queda de árvores e galhos obstruiu rodovias da região, exigindo a atuação dos bombeiros para a desobstrução:
- RS-591: Entre Frederico Westphalen e Castelinho, o tráfego foi afetado. Um caminhão de transporte de suínos chegou a sair da pista neste trecho.
- BR-386: Registros de interdição entre Boa Vista das Missões e Lajeado do Bugre.
- RST-472: A queda de uma árvore ocasionou o bloqueio parcial no trecho entre Palmitinho e Tenente Portela.
Ao menos quatro prefeituras da região se mobilizaram em ações emergenciais após o temporal. As cidades mais atingidas foram: Coronel Bicaco, Esperança do Sul, Sede Nova e Tiradentes do Sul. Nesses municípios, houve queda de árvores e destelhamento de casas.
Lonas foram distribuídas às famílias atingidas para proteger residências e pertences, e as prefeituras estão realizando o levantamento dos danos.
Palmitinho
Conforme a Defesa Civil Municipal, foram registrados danos em telhados em pelo menos duas residências e queda de árvores e galhos no perímetro urbano. Além disso, estragos pontuais em lavouras e residências foram relatados por moradores.
Foto: Divulgação