EUA congelam processo de emissão de visto de imigrante para Brasil e outros 74 países, diz Casa Branca
Artigo não menciona limitações para o visto de turista, que é diferente
Publicado em 14 de janeiro de 2026
Compartilhar
A- A A+

Os Estados Unidos decidiram congelar o processo para emissão de vistos de imigrante para o Brasil e outros 74 países. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Fox News e compartilhada pela secretária de imprensa do governo Trump, Karoline Leavitt, na rede X. A pausa irá começar no dia 21 de janeiro e não tem data para terminar.

artigo da Fox News não menciona o visto de turista, que é diferente, sendo para estadia temporária (turismo, negócios, estudos curtos) sem intenção de moradia permanente, enquanto o de imigrante permite residência permanente ou de longo prazo, com o objetivo de viver, trabalhar ou estudar no país de forma prolongada

A lista de países que terão o processo de emissão de vistos congelado ainda conta com Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.

Antes desta medida mais drástica, o Departamento de Estado já havia instruído consulados ao redor do planeta com novos critérios para aceitar pedidos de visto de imigrante.

O guia de instruções para negar solicitações abarca uma série de condições, que vão desde saúde, idade, finanças, fluência na língua inglesa até a possibilidade para um longo tratamento de saúde.

Segundo a Fox News, pessoas idosas ou que estejam acima do peso podem ter seu pedido de visto negado. A lista de critérios inclui até mesmo pessoas que no passado já foram auxiliadas pelo governo norte-americano.

Uma das preocupações do governo de Donald Trump é com a possibilidade de eventuais imigrantes se transformarem em um “encargo público”, explorando a “generosidade da população americana”. As expressões foram usadas pelo porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott.

Fonte: Notícia: Correio do povo. Imagem: Divulgação
Fotos
Comentários