O XX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, realizado nesta quarta-feira(5), contou com a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, da Linha Esquina do Comércio.
O evento iniciou às 8h30min, no Salão de Eventos da URI – Câmpus de Erechim, sendo realizado de forma paralela com a XXXI SAUMA e o IV Seminário Municipal de Meio Ambiente de Erechim. A palestra, com o tema A atuação da juventude frente a emergência climática, foi ministrada por Felipe Augusto Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
O Fórum é um espaço de discussão pública, onde é possível analisar problemas e trocar ideias frente a um tema de interesse comum. É um evento destinado para jovens de 14 a 19 anos, com o objetivo de constituir um espaço de estudo e reflexão sobre temas socioambientais de importância local e global, buscando fazer parte de um processo pedagógico, que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades.
Ao longo do evento foram realizadas ações por meio de palestras, minicursos e outras atividades, todas ligadas às mudanças climáticas. Entre elas, as cidades esponjas, dengue, rota migratória das aves, tempestade solar e as radiações para o planeta Terra, arborização urbana, estratégias de resiliência, bioplásticos, drenagem pluvial, alagamentos, biodiversidade, doenças ambientais, leptospirose, bacias hidrográficas, agroecologia e agrofloresta, serviços ecossistêmicos, entre outras.
Durante o evento foi apresentação o projeto Dados a Prova Da Água, que trata sobre o monitoramento das chuvas e das questões ambientais. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, Natália da Rocha, Gabriel Zuchi e Gabriel da Silva. A atividade foi orientada pela Professora Cleusa Vicente Vargas e contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura(SMEC).
O Secretário da SMEC, Claudir Miguel Zuchi, acompanhou o grupo de alunos e professores do educandário durante a apresentação. – É um momento ímpar em que nossos alunos apresentam esse importante projeto que aborda as questões ambientais, principalmente ao que se refere ao monitoramento das chuvas. Parabenizamos a Professora Cleusa, a Direção e aos alunos da Escola Castro Alves pela iniciativa, destaca.
O Fórum é uma promoção da URI, Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho, COMPAM e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
Projeto Dados à Prova D’água
O projeto Dados à Prova D’água nasceu da colaboração entre instituições parceiras em três países: no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas e o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(CEMADEN); na Alemanha, a Universidade de Heidelberg; e no Reino Unido, as Universidades de Glasgow e de Warwick. Essa colaboração envolveu uma equipe multidisciplinar, com pesquisadores de vários campos do conhecimento.
O objetivo do projeto desenvolvido na Escola Castro Alves é implementar um sistema de monitoramento das chuvas nas áreas rurais do município de Palmitinho, visando proteger vidas, propriedades e promover a sustentabilidade das atividades agropecuárias, enquanto engaja os estudantes em práticas de Educação Ambiental e os capacita para liderar iniciativas de adaptação às mudanças climáticas em suas comunidades.
Foto: Divulgação