A necessidade de desincompatibilização para interessados em concorrer a cargos eletivos das Eleições Municipais, altera a composição de diretorias de entidades e chefias de repartições públicas de Palmitinho.
O prazo mínimo de 3 meses exigidos pela Lei Eleitoral foi encerrado no último dia 6 de julho e diversos diretores de entidades e ocupantes de cargos públicos solicitaram o afastamento de suas funções, estando aptos a participarem do pleito.
O pedido de desincompatibilização não assegura a candidatura, pois as mesmas deverão ser oficializadas nas convenções partidárias que ocorrem no período de 20 de julho a 5 de agosto. Após as convenções, as candidaturas passarão pela análise da Justiça Eleitoral até receberem a devida homologação, com prazo final em 15 de agosto.
Em Palmitinho, houve pedidos de desincompatibilização em entidades como o Hospital Santa Terezinha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação de Rádio Comunitária. Na esfera pública houve pedidos de licença de alguns servidores e pedidos de exoneração em cargos de confiança, em pelos menos três secretarias.
A propaganda eleitoral inicia oficialmente em 16 de agosto. As Eleições Municipais ocorrem em 6 de outubro, escolhendo o futuro Prefeito, Vice-Prefeito e os 9 vereadores do Município.
A reportagem da Cultura FM e do Jornal Vitrine do Povo fez levantamento sobre os pedidos de desincompatibilização nas principais entidades do município. Confira a relação dos candidatáveis:Servidores Municipais: Ademir Bonafe, Edegar Luza, Emerson Casaroli e Iomar Antônio Bonafé;
Cargos em Comissão: Anderson Balestrin, Célio Negrini, Evandro Pacheco, Gilmar da Silva e Luiz Carlos da Silva;
Hospital Santa Terezinha: Arlei Bonafé, Benhur Daillor Barth, Cleomar Candaten, Jair Alberto Albarello e Marco Antônio Garcia;
Associação Rádio Comunitária: Benhur Daillor Barth e João Vianei Bonafé;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais: Deonir Sarmento.