O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou a recolocação dos radares na região do Médio Alto Uruguai, com alguns já operando nos quilômetros 33, 34 e 35. Nos próximos dias, outros dispositivos instalados nos quilômetros 48, 50 e 71 também entrarão em operação.
A reinstalação dos radares segue a Instrução Normativa nº 43/2021, que prioriza pontos críticos com base na pontuação de severidade dos acidentes e características da via. A empresa Fotosensores é responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos.
Segundo o DNIT, a implementação dos radares requer diversas etapas, incluindo estudos de viabilidade e aprovação técnica, além de aferição pelo INMETRO. Em relação ao monitoramento de velocidade, o Edital 519/2023 prevê a instalação de radares em 16 faixas no trecho entre os municípios de Iraí e Boa Vista das Missões.
Alguns dos pontos em diferentes fases incluem:
- BR-386 km 4,650 (P-C-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 5,120 (P-D-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 33,200 (P-C-1) – fase de estudo de viabilidade;
- BR-386 km 33,380 (P-D-1) – em operação;
- BR-386 km 34,880 (P-C-1) – em operação;
- BR-386 km 35,060 (P-D-1) – em operação;
- BR-386 km 37,350 (P-C-1, P-D-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 40,110 (P-C-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 40,430 (P-D-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 48,150 (P-C-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 48,170 (P-D-1) – em instalação;
- BR-386 km 50,940 (P-C-1) – em operação;
- BR-386 km 51,290 (P-D-1) – em fase de análise de priorização;
- BR-386 km 71,510 (P-C-1, P-D-1) – em instalação
- BR-386 km 74,230 (P-C-1) – na fase de estudo de viabilidade;
- BR-386 km 74,460 (P-D-1) – na fase de estudo de viabilidade.
A iniciativa visa reduzir acidentes e promover maior segurança ao longo da rodovia, especialmente em pontos críticos de alta incidência de acidentes.
Foto: Reprodução/Web