Secretaria da Agricultura implanta barreiras sanitárias no RS
Operação para conter doença de Newcastle é realizada em cinco municípios ao redor da área de foco em Anta Gorda
Publicado em 23 de julho de 2024
Compartilhar
A- A A+

Oito barreiras sanitárias foram estabelecidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação no fim de semana para conter o eventual avanço da doença de Newcastle. Um foco da doença foi confirmado na semana passada em uma granja comercial de Anta Gorda. Cinco barreiras estão implantadas no raio de três quilômetros do foco e três na área de vigilância, num raio de dez quilômetros.

Nesta segunda-feira, 22, houve reunião com prefeitos dos municípios de Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Relvado e Doutor Ricardo, localidades incluídas no raio de dez quilômetros a partir do foco.

Além das barreiras, a secretaria também conduz operação de vigilância ativa, com visita às propriedades que estão no raio de dez quilômetros. São 870 estabelecimentos no total, entre granjas comerciais e criações de subsistência.

Até o momento, não houve novas suspeitas de focos da doença. As três investigações que resultaram em coletas e análise laboratorial das amostras tiveram resultados negativos. Uma coleta de amostras de suspeita fundamentada de síndrome respiratória e nervosa das aves, realizada no município de Progresso, foi encaminhada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP).

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

 

 

 

Foto: Julia Chagas/Seapi

Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários