Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, e os Hemocentros Regionais de Pelotas, Caxias do Sul, Alegrete, Passo Fundo, Santa Rosa e Santa Maria terão atividades especiais no próximo sábado. Também haverá postos de coleta em Canoas, Camaquã e Tramandaí, além do Hospital de Pronto-Socorro (HPS), em Porto Alegre, para atender doadores. No caso de Passo Fundo, a coleta será externa no município de Não-me-toque.
A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte do Junho Vermelho, mês dedicado a reforçar a importância da doação regular de sangue. O Hemorgs e os hemocentros regionais, que atuam de forma integrada para manter os estoques abastecidos e garantir o atendimento a hospitais do Estado, vão promover ações de incentivo à doação e de reconhecimento aos doadores.
“É uma data essencial para reconhecer a generosidade de quem doa e reforçar a importância desse gesto que salva vidas todos os dias”, ressaltou Josiane Braga, enfermeira chefe da Seção de Apoio à doação, divisão técnica de hemoterapia do Hemorgs. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode fazer a diferença em situações de emergência, tratamentos contínuos e procedimentos de alta complexidade. É simples, segura e pode salvar até quatro vidas com uma única bolsa”.
Pessoas de 16 aos 69 anos com 50 quilos ou mais e em boas condições de saúde podem doar. A recomendação da OMS é de que entre 1% e 3% da população seja doadora para suprir as demandas locais. “Neste dia, além de homenagear os doadores, também é um momento de conscientização, pois os estoques de sangue precisam ser mantidos de forma constante para garantir o atendimento a quem mais precisa”, destacou ainda Josiane.
Em Porto Alegre, o Hemorgs estará aberto das 8h às 14h para receber os doadores já agendados. Não há mais vagas para este sábado, mas novas doações podem ser agendadas como em todo o Estado no site https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=1573.
Foto: Aline Soares/SES