Um dos grandes mitos populares sobre higienização no Brasil é sobre as misturas de produtos de limpeza, seja entre as próprias soluções ou até envolvendo itens do dia a dia, como bicarbonato de sódio ou vinagre. Apesar de comum, as conhecidas “misturinhas” apresentam um grande risco para a saúde dos usuários e profissionais da área.
Os produtos de limpeza são compostos, em sua maioria, por soluções químicas, que quando misturados de maneira incorreta podem resultar em gases ou líquidos nocivos para o ser humano. Estes, em contato com o organismo, podem causar até a morte
Além dos riscos à saúde, as misturas também comprometem a efetividade dos produtos de limpeza, e podem resultar na proliferação de doenças e formação de ácaros. Confira algumas das “misturinhas” mais populares no dia a dia dos brasileiros e seus riscos para a saúde:
Água sanitária + produtos desinfetantes à base de amoníaco
?? Risco: formação de Cloramina, um gás que pode causar irritações na pele, olhos e até mesmo problemas respiratórios mais graves.
Água sanitária + álcool
?? Risco: “neutralizar” os produtos e formação de Clorofórmio, um líquido nocivo a saúde, a inalação do gás resultante deste líquido volátil pode causar problemas ao sistema nervoso central, fígados e rins.
Vinagre + bicarbonato de sódio
?? Risco: “neutralizar” os produtos e formação de Dióxido de Carbono (CO2). A alta exposição ao CO2 pelos seres humanos pode resultar em náuseas, asfixia e até a morte.
Existem produtos completos no mercado e que não têm necessidade de serem misturados para garantirem sua efetividade. É muito importante o consumidor estar atento e não realizar “misturinhas” que muitas vezes não são inofensivas.