Neste sábado, três hospitais universitários gaúchos participaram do mutirão de saúde para desafogar a demanda por serviços de saúde de média e alta complexidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizados exames, consultas especializadas e cirurgias durante os atendimentos. A ideia do mutirão, que integra o programa Agora Tem Especialistas e aconteceu em todo país, é ampliar o acesso da população a serviços especializados para reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde. A iniciativa é da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.
No Rio Grande do Sul, as ações ocorreram no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa (HU-Furg), em Rio Grande, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HU-UFPel) e no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM). A Furg e a UFPel não revelaram os dados oficialmente. Eles serão informados na segunda-feira em conjunto com a Ebserh após consolidação dos números. Entretanto, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, a previsão era a realização de 25 cirurgias, 230 consultas e 75 exames. Já no Hospital da Universidade Federal de Pelotas esperava-se outros 20 procedimentos cirúrgicos, 10 consultas médicas e a realização de 1.477 exames.
No Hospital Universitário de Santa Maria foram feitos, ao todo, 319 procedimentos, 16 cirurgias, 177 exames e 71 consultas nas especialidades de cardiologia, odontologia, cirurgia vascular, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia.
Em todo País Foram mobilizados mais de 2,5 mil médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais especialistas, além de 700 estudantes, somando-se assim, 3,2 mil pessoas na equipe assistencial para atender cada uma das pessoas que esperavam pelo serviço especializado.
O mutirão foi realizado em 45 hospitais universitários federais 100% SUS e somou 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas. Ao todo, esses atendimentos representam um aumento de 133% em relação aos 12,4 mil atendimentos prestados em julho. Nos hospitais gaúchos foram feitas 63 cirurgias, 1.829 exames e procedimentos e 489 consultas.