Um ciclone extratropical proveniente da Região dos Andes deve atingir a maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 7, trazendo consigo tempestades, vendavais e alto potencial de danos e transtornos.
De acordo com a Metsul Meteorologia, a expectativa é de acumulados que podem chegar a 150 milímetros em apenas 24 horas. Também há possibildiade de queda de granizo em tamanhos variados.
As rajadas de vento devem ser de 50 a 80 km/h na maior parte do RSna sexta-feira durante o dia. Já no período da noite de sexta e madrugada de sábado, os ventos podem chegar entre 80 a 100 km/h entre o Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e os Litorais Médio e Norte, com potencial para ventos ainda mais intensos e destrutivos em pontos isolados.
O sistema também gerará uma linha de instabilidade intensa que afetará Santa Catarina, Paraná e partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O alto risco de problemas como alagamentos e falta de luz é um alerta central.
Previsão para as próximas horas
Antes da chegada do ciclone principal, partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter rajadas de vento forte já nesta quarta-feira(05). Isso se deve à passagem de uma frente fria e um centro de baixa pressão atmosférica no Atlântico, que ajudarão a baixar as temperaturas.
O fenômeno se concentrará no Sul e Leste do mapa gaúcho, especialmente na área da Lagoa dos Patos. As rajadas devem ficar em média em 60 km/h, podendo passar de 80 km/h em pontos isolados.
Para Frederico Westphalen, a previsão específica aponta que, embora haverá tempestades e chuvas fortes, a intensidade do vento será menor do que nas áreas costeiras.
A previsão meteorológica para Palmitinho e região na sexta-feira (07)é de chuva forte e trovoadas, com indicativo de mais de 50mm de precipitação acumulada ao longo do dia.
Foto: Divulgação